Inventario pessoal, Um sapato por mês e o que eu ganhei com tudo isso.

14:24

Há dois meses atrás eu resolvi criar um desafio pessoal para conseguir me desapegar dos meus sapatos. O motivo principal dessa ideia era o fato de que eu não conseguiu escolher vários para mandar embora ao mesmo tempo na época.
No primeiro mês mandei embora uma bota que estava estragada. O motivo pela qual eu ainda não tinha mandado ela embora? Um mistério que pessoas mais sábias do que eu podem se divertir resolvendo.
Para os meses de fevereiro e março eu escolhi os sapatos acima. Os dois foram vendidos para amigas, pois estavam em bom estado (o vermelho eu nunca tinha sequer usado...).
Depois, eu não sei o que mudou, mas eu percebi que não precisava mais do incentivo de me desfazer de um por mês. Acho que fiquei ansiosa com a ideia de reduzir logo. Isso acontece comigo quando tomo uma decisão: tenho que tomar as providências logo!
Sem a menor cerimônia tirei todos os calçados do esconderijo e comecei a separar: quantas botas eu realmente preciso? quantos tênis? quantos chinelos? Através desse processo consegui separar nove calçados. Minha mãe acabou ficando com alguns (não usamos o mesmo número, mas quem disse que isso impede algo?) e o resto já está ensacolado para ir embora!
No final me sobraram 24 pares. Esse grupo ainda está um pouco acima das minhas expectativas, e se vocês não se importam eu gostaria de listá-los aqui com uma breve explicação dos motivos que me fizeram mantê-los por perto:

  1. Bota preta cano longo de salto alto - Esse faz parte da lista dos sapatos que eu mais amo, e até mesmo por isso só usei ela duas vezes desde que eu comprei (há alguns anos atrás).
  2. Ankle Boot camurça marrom de salto alto - Essa está em teste: se eu não usar ela umas boas vezes até o final do inverno ela vai embora.
  3. Sneaker preto de camurça - Esse é engraçado. Eu realmente gosto e acho super confortável, mas não estava utilizando-o porque fazia eu me sentir culpada por estar negligenciando o outro sneaker que eu gostava menos (e foi mais caro).
  4. Ugg Boots - Essas eu tenho a anos e ganhei de uma tia que vive fora do país. Com certeza não vai a lugar algum tão cedo. Uso muito em dias de chuva e para andar por dentro de casa no inverno.
  5. Crocs azul marinho - Usei muito durante a época do salão, hoje nem tanto. Mas tenho um carinho especial por ele (o que é irônico considerando que eu achava os Crocs horríveis quando foram lançados...)
  6. Crocs rosa modelo mamute - Esse é triste: como ele tem uma meia de frio e peluda, acabei comprado um número maior. Só que a tal meia acabou laceando e agora parece que eu estou usando lanchas nos pés. Esse eu preferia mandar embora só para não ter que lembrar dessa burrada toda vez que uso, mas ele é uma mão na roda para usar de pantufa nessa época de frio. Ah, lógico que eu usei muito na época do salão também, tanto que seu solado está manchado!
  7. Tênis modelo naútico estampado - Esse é um xodó, faz eu me sentir eu mesma quando uso. Devem ser as caveiras estampadas!
  8. Tênis All Star branco - Pedi de Natal e acabei ganhando apenas para descobrir que usar All Star era mais legal quando eu tinha 17 anos. Porém ele quebra um galho nos dias em que eu estou com o humor mais para jeans, camiseta e tênis.
  9. Nike rosa - O único tênis de esportes que eu tenho. Xodó umas cinco vezes tranquilamente. Não mando embora até o solado cair implorando misericórdia.
  10. Chinelo de caveiras com strass - Esse eu quase mandei embora várias vezes porque só o comprei num dia de chuva para tirar os sapatos molhados. Mas ele acabou me convencendo (mais uma vez!) a ficar. Agora o jeito é usá-lo!
  11. Chinelo de couro com laço preto - Coisinha linda da mamãe. Ponto.
  12. Salto preto Peep Toe - Não faço questão mas é (relativamente) novo. Uso para trabalhar.
  13. Salto preto scarpin - Melhor salto que eu já usei na vida. Tenho que cuidar muito bem dele para ver se dura muitos anos.
  14. Espadrilhe com detalhes em azul - O tipo de sapato que merecia ser exposto em uma caixa de vidro.
  15. Espadrilhe listrada - Esse sapato é lindo, mas ele me machucou muito feito nas duas vezes que eu usei. Vou fazer o ultimo teste e se o resultado for desastroso não vai ter jeito: rua!
  16. Salto preto de tiras - Eu realmente gosto da maneira como ele deixa os meus pés sexy! (Me julguem!)
  17. Salto preto com detalhes de onça - Meu xodó. Fica no trabalho para os dias que eu estou inspirada! (Leia-se: os dias que eu vou trabalhar de chinelo...)
  18. Sapatilha preta listrada - Comprei no final do ano e já está rasgando! Mas ela é tão confortável!
  19. Sapatilha preta Moleca - Preta, lisa, básica: perfeita!
  20. Sapatilha nude - Eu olho para ela e penso: eu poderia ter economizado dinheiro dessa aí! Mas aí eu coloco nos pés e me lembro do motivo que eu comprei: extremamente confortável!
  21. Sapatilha branca Anacapri - Nunca um sapato tão bonito me machucou tanto. Só consigo usar com algum tipo de proteção nos calcanhares. Quase não usei e ela já está rasgando. Conclusão: não compro mais nada lá.
  22. Sapatilha vermelha Moleca - Não aguento mais olhar para a cara dela. Mas sabe como é, ela ainda aguenta uns outros anos (já está comigo a um tempão!)
  23. Chinelo Mickey - Coisinha linda da mamãe!
  24. Chinelo Ipanema - Não é o meu favorito no quesito conforto, mas eu ganhei no Natal de uma tia muito querida!

Os grifados são aqueles que formam o grupo perfeito para atender as minha necessidades. Ou seja, eu poderia me desfazer de todos os outros e viver com esses SE eu não achasse que seria um capricho muito grande da minha parte me desfazer desses sapatos apenas para alimentar meu ego minimalista. Hoje eu acredito que consigo usar a grande maioria na minha rotina, mas vou por essa teoria a prova nos próximos meses. As principais mudanças são: a) parar de escolher sempre a mesma sapatilha para usar no dia-a-dia; b) vencer a preguiça de usar salto alto; e c) não usar apenas tênis nos dias casuais.

3 comentários

  1. Oi Tati!
    Eu nunca fui muito consumista no que diz respeito a roupas e sapatos, acho que tinha menos de 20 pares (contando inclusive com havaianas de usar em casa), mas me desfiz de muuuita coisa! Sobraram 12 pares, e desses, 3 estão em ótimo estado e pretendo vender, e um é uma bota que descolou o solado essa semana e já tem quase 8 anos, e eu estou pensando se mando colar novamente ou se dou adeus.

    Acho que pra minha realidade dez pares é mais do que suficiente sabe?

    Seus posts tem me ajudado muito na questão do destralhamento de roupas e sapatos. Esse fim de semana doei junto com meu namorado duas sacolas imensas de roupas, muitas ainda em ótimas condições. Guarda-roupa ficou mais leve, eu também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, que bacana! Quando eu era adolescente eu usava pouquíssimas coisas, mas quando eu comecei a trabalhar eu comecei a consumir porque estava indo atrás dessa idealização que eu tinha bolado na minha cabeça a respeito de como eu deveria me vestir para conquistar as coisas que eu queria sabe? Lógico que isso nunca deu certo, só me trouxe frustrações! Hoje eu percebo que trilhei o caminho errado e vou buscando consertar esses erros aos poucos. Fico feliz por você estar inspirada pelos posts, eu escrevo cada um com muito carinho!

      Beijos!

      Excluir
  2. Meu inventário é um pouco diferente do seu
    7 pares de sapatilhas, 2 de botas, 2 de chinelos, 2 de pantufas, 4 de sapatos de festa (uso pouquíssimo mas tenho dó de me desfazer e precisar comprar em alguma festa, como são básicos vão ficando), 3 de salto alto, 1 rasteirinha, 2 de tênis e 2 sandálias. Total de 25. Ainda acho muita coisa e minha intenção é reduzi-los em breve. No meu caso algumas sapatilhas já estão ficando bem gastas e pretendo me desfazer delas logo. Antigamente eu tinha muitos mais pares de sapatos e quase não os usava, agora organizei tudo em 2 gavetas e faço rodizio entre todos, cada dia da semana tenho que usar um diferente e só tenho o espaço daquelas 2 gavetas para guarda-los portanto pra algo entrar, um par deve sair. Seus posts me ajudam bastante.

    ResponderExcluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)