#2 - Algumas idéias simples para você fazer hoje!

14:25

Algumas idéias simples, para você se tornar uma pessoa mais verde!

1. Não pegue a sua via do cupom do cartão!
Quando eu trabalhava em salão e tinha que ficar na recepção eu sempre perguntava se a cliente queria a via dela do cartão. Coisas que eu descobri de interessante:
A cada 10 clientes...
  • ...2 me pediam de prontidão para não imprimir a via delas;
  • ...5 falavam que não precisavam, mas era porque eu perguntava, senão teriam pego a via delas;
  • ...3 me diziam que queriam, pois gostavam de ter um controle das despesas delas. Dessas 3, 2 eram senhoras na casa dos 70 anos.
Uma vez, quando eu questionei a cliente se ela queria a via dela, uma manicure ouviu e perguntou bem alto: "Ué, a dona do salão ta tão mão de vaca que ta pedindo para você não imprimir as coisas agora?!" Foi nesse dia que eu percebi o quanto as pessoas não refletiam sobre isso e são ignorantes do assunto. Eu fiquei muito chocada, afinal, para a grande maioria das compras, aquele cupom não serve de muita coisa. Cá entre nós, quantas vezes você abriu a carteira e quase não achou o dinheiro ou o cartão de tanto papel que estava ali dentro?

A alternativa: a maioria dos bancos disponibiliza o serviço de aviso SMS para movimentação de conta-corrente. Basta ativar pelo Internet Banking ou pelo nº de atendimento ao cliente. Ou simplesmente não pegue. Como eu sou viciada em organização e controle financeiro, posso te garantir: isso é perda de tempo! Eu apenas pego as vias quando são realmente importantes, por exemplo quando fui alugar uma fantasia e tive que pagar metade do valor para garantir a reserva ou estava comprando os descartaveis da minha festa de aniversário e queria saber no final quanto custou tudo. Pese a real necessidade de levar esse papelzinho para casa!

2. Não imprima os pagamentos feitos pelo Internet Banking.


Quando pagamos as contas pelo Internet Banking, recebemos um comprovante de pagamento. Geralmente imprimos e anexamos esse ao boleto e depois arquivamos. Ok, nada de errado com isso. Mas o mundo mudou, e agora nós temos soluções mais ecológicas.

A alternativa: ao efetuar o pagamento, escolha a opção de enviar o comprovante para seu email. Depois, armazene-o numa pasta própria dentro da sua Caixa de Entrada. No final do ano, quando você receber do seu banco o Comprovante de Quitação de Débitos,  poderá armazenar essa única via física em uma pasta de controle. Pode também armazenar num HD externo, pen-drive, sistema Cloud, etc... Hoje o que não falta é opção!
PS: não utilize CD/DVD para tanto, pois nosso país não possuí reciclagem desse tipo de material ainda. :(

3. Ative o serviço de fatura e extrato via email. 
Uma mania muito feia do brasileiro médio é só solicitar fatura via email quando ocorre extravio da via original.  Meu chefe recebe faturas de 10, 11 páginas em vias físicas para contas que estão no débito automático. Sabe o que ele faz com elas? Nada, nem sequer olhar a primeira página. Cada vez que eu recebo uma fatura na minha casa, vem anexo a ela mais 2 folhas de propaganda! É mole? O simples ato de ativar o serviço de fatura via email é tão libertador, que você pode acessar sua fatura de qualquer lugar! Ou seja, você nunca mais vai esquecer a fatura em casa!

A alternativa: estenda essa alternativa para outros serviços. Ao contratar um curso ou um serviço, verifique se há a possibilidade de receber apenas a fatura eletrônica. Daí, é só armazenar as faturas naquela pasta de controle do banco! Ah, e o extrato mensal enviado para a sua casa é cobrado, portanto economize o seu dinheiro e o meio ambiente e solicite aos seu banco para que esse seja enviado à seu email!

Historinha para vocês: a secretária que me antecedeu aqui no escritório cuidava, assim como eu, dos pagamentos pessoais do meu chefe. Só que, todas as vezes que ela enviava as contas para o pagamento, ela xerocava e mantinha uma cópia para o caso de elas se extraviarem no caminho para o banco. Quando eu comecei a trabalhar aqui, eu mudei isso para o seguinte: eu escaneio as contas, mantenho uma pasta no email (a impressora envia as digitalizações direto para o meu email) e uma pasta na rede do computador. Assim, tenho em cópia todas as contas, sem necessidade de gastar papel! #ficaadica! 
4. Reutilize as folhas impressas.
Agora que te bateu aquele desespero ao pensar na quantidade de papel que você já desperdiçou na inocência, que tal compensar isso reutilizando aqueles que tem um espaço livre para anotar recados?!

A alternativa: faça bloquinhos, mantenha alguns perto do telefone ou da geladeira, dê para os seus filhos desenhar e pintar (meu pai fazia isso comigo quando eu era pequena (: ), leve a uma creche ou ONG que cuide de crianças carentes para que elas brinquem. No caso dos papéis que ja foram usados dos dois lados, leve em centros de reciclagem ou em ONG que façam uso desse tranformando-os em artesanatos para arrecadar renda! O importante é fazer alguma coisa! ;)

5. Utilize lápis!
Simples assim! Tem gente que ODEIA escrever de lápis, mas são uma alternativa bacana e normalmente ecológica à se adotar! Não possuem plástico, existem aqueles que são reflorestados, você pode apagar e reutilar o mesmo papel! Volte a infância: utilize lápis!

A alternativa: ser feliz, comprar um bom apontador e uma borracha que de para utilizar até o fim!

E aí? Vocês fazem alguma dessas coisas ou tem outras dicas bacanas? Eu até tenho mais algumas, mas acho que vou guardar para um outro dia! Inspirem-se!

2 comentários

  1. Eu substituiria o lápis por lapiseira, se de boa qualidade e bem cuidada pode durar uma vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente não sou uma pessoa de lapiseiras, mas pode ser!

      Beijão!

      Excluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)