Uma coisa de cada vez

18:31

Nos últimos meses tenho andado bem infeliz com a minha produtividade na vida como um todo. Não tenho conseguido atuar em nenhuma das minhas áreas de responsabilidade direito. Pensei muito a respeito dos motivos para isso estar acontecendo e percebi que é porque minha cabeça está trabalhando no modo "minimalista" e minha vida ainda não entrou nesse ritmo.
Como assim Tate? Simples assim: eu tenho muitas coisas a fazer, mas na verdade prefiro fazer apenas aquilo que realmente me faz feliz!
Todas essas coisas a fazer são resquícios de um pensamento anterior. Isso se reflete quando penso, por exemplo, na minha carreira profissional.  Fui ensinada a nunca parar de estudar. Fui ensinada que quem ganha mais está melhor na vida, é mais feliz. Eu, hoje, posso dizer com certeza que estou muito feliz no meu atual emprego, porém as vezes ainda tenho momentos de dúvida a respeito de tudo pois sou "apenas uma secretária". Essa negatividade reducionista é resquício de um pensamento anterior, mas as vezes ainda sinto o peso desses pensamentos nos meus ombros.
Felizmente encontrei uma maneira de abordar esse problema. É uma técnica que eu estou aperfeiçoando a cada dia que passa, e que, até agora, não me deixou na mão. Eu chamo de "uma coisa de cada vez". Um e-mail de cada vez, uma solicitação de cada vez, uma pessoa de cada vez. Como não estava avançando no meu Project Pan de Halloween resolvi adotar esse método ali também. Estou focando em cada um dos produtos de cada vez. Me incomoda usar todos de uma vez, é muita coisa. Quando eu foco em cada um individualmente, como por exemplo esse gloss da foto acima, o progresso aparece e minha satisfação pessoal aumenta! Mal dá para notar na foto, mas em três dias de uso consegui usar meio centímetro de produto sem nem pensar a respeito, sendo que ele estava há meses abandonado pela casa sem ser utilizado uma única vez. Não preciso usar uma quantidade anormal, só tenho aplicado ele como um hidratante labial durante o trabalho. Ou seja, nem sequer levo ele comigo para os lugares, ele fica na minha frente e eu aplico quando sinto que minha boca está muito seca. Simples assim, como a vida deve ser!
Também estou usando uma página de caderno para cada dia de trabalho. Antes eu anotava tudo até acabar o papel, mas as informações ficavam confusas porque na pressa eu anotava onde tinha espaço. Hoje eu uso uma página para cada dia e depois jogo fora, o que me obriga a administrar minhas demandas dia-a-dia.
Depois que comecei a aplicar essa técnica terminei duas canetas marca-texto, o caderno que eu usava no trabalho, agendei consultas médicas que estava postergando há meses, e tenho tido uma clareza muito maior do que precisa ser feito, o que é prioridade e o que não é.

6 comentários

  1. Não adianta querermos melhorar tudo e nos cobrarmos excessivamente e sofrermos demais por isso. Acho que podemos sim ir mudando e melhorando aos poucos. E às vezes descobrimos processos simples que nos ajudam nisso...assim como você descobriu uma forma de lidar melhor com tudo. Também fiz mudanças sutis que tem me ajudado, como anotar num caderno da empresa todas as tarefas da semana. Cada semana faço isso, ajuda a manter foco e cumprir tudo. Só discordo do..."quem ganha mais é mais feliz"...hoje to num pensamento de: sou feliz com o que tenho, com o que faço e principalmente com o que sou...mas trabalho pra crescer dentro daquilo que amo fazer e me faz feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, que legal a maneira como você administra o seu trabalho. Eu trabalho muito por demanda, por isso não consigo me organizar como você, mas achei bem interessante. Ah, adorei esse seu jeito de pensar! Me identifico muito com ele. Estou muito realizada na minha vida profissional no momento.
      Besos!

      Excluir
  2. Interessante seu relato. Às vezes também me sinto assim e a maneira que você vem resolvendo é muito sensata. Vou tentar aplicar isso na minha rotina. Uma coisa que funciona comigo é parar um pouco e analisar o que fiz nesse período. Acho que dificilmente você tenha ficado parada ou tenha sido extremamente improdutiva. Às vezes, a produtividade e aplicação que desejamos para nós é inalcançável para um ser humano. Você mantém um blog impressionante e está cercada de coisas e pessoas lindas. Sentir um pouco de gratidão pelo que temos agora ajuda mais que tudo. Que sua vida vá bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shinryu, muito obrigada por essa mensagem linda! Fiquei emocionada com seu elogio. Essa sua perspectiva é muito boa, vou tentar praticar mais a gratidão.
      Que sua vida vá bem também!

      Excluir
  3. Nossa isso me tocou bastante. Minha mente também trabalha assim e fico pensando em tudo que tenho que fazer e acabo não fazendo nada. Vou começar a tentar aplicar essa técnica pra tentar diminuir o turbilhão que vive na minha mente.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayra, fico feliz em ter te inspirado! Ajuda muito a manter o caos sobre controle pensar em uma coisa de cada vez. As vezes eu me perco, mas leio os posts do blog e reencontro meu caminho.
      Besos!

      Excluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)