Quarto SUPER bagunçado: qual é o meu problema?

16:28

Depois de séculos volto, mas muito frustrada. Por que eu não consigo manter meu quarto organizado?
Eu saio de casa as 7:30 da manhã e chego em casa exatamente as 00:00. Traduzindo: eu apenas durmo na minha casa, ela  é apenas um ponto de referência no meu dia, completamente fora da minha rotina. E sendo assim, eu não entendo: como meu quarto pode ser tão absolutamente zoneado?
Então hoje eu resolvi tirar umas fotos da situação e expor aqui no blog sem o menor pudor o caos onde estou vivendo. Com certeza algum de vocês vai se perguntar: ela é louca? Para que se sujeitar a isso? Porque eu preciso analisar esse problema, e o blog existe pra me ajudar com isso. Certo?

 Logo ao entrar no quarto me deparo com minha mesa de cabeceira. É nela que eu deposito meu relógio que uso todos os dias, os brincos que eu estiver usando (uma coisa totalmente nova, pois comecei a usar brincos agora), minha garrafa de água e a caixa dos meus óculos. De alguma forma ela acaba sempre ficando desse jeito que você está vendo: a imagem do caos. Outra coisa que eu preciso que esteja ali são vários elásticos e presilhas de cabelo, que costumam ficar dentro dessa caixa rosa no canto,  e um livro de cabeceira (que na hora que eu tirei a foto estava jogado sobre a cama, por isso não está aí na mesinha).

Na sequência está meu armário. Vocês estão cansados de ver meu guarda roupa aqui, grande novidade! Eu cheguei a uma conclusão a respeito dele: eu o ODEIO. Simples assim, eu odeio meu guarda roupas. Odeio o fato de os meus pais terem feito meu guarda roupa embutido. É absurdamente limitador. Outra coisa que eu odeio: a madeira tem um cheiro fortíssimo, e as roupas ficam fedidas. Outra coisa que me irrita: por mais que eu me desfaça das minhas coisas, elas não cabem aí dentro, e agora que estou trabalhando de roupa social a coisa ficou 15 vezes pior. Eu nem tenho energias para começar a falar sobre o assunto. Tenho vontade de chorar. Porque eu não consigo guardar minhas coisas aí dentro, e o que acontece?
Isso acontece! Tudo que eu uso durante a semana eu vou jogando em cima da cama, da cadeira, e tudo vai parar no chão. Por que? Porque quando eu chego em casa a MEIA NOITE não tem espaço dentro do meu guarda roupas para colocar as coisas dentro, e eu preciso desesperadamente dormir. Outra coisa que ajuda: meu noivo não tem a menor noção de como se dobra uma roupa, e eu o proibi de tentar fazer isso, porque eu tenho um TOC fortíssimo e quando vejo a roupa dobrada toda torta me dá um desgosto tão profundo que o corpo dói e eu quero chorar. Isso óbvio só piora. E agora ele pegou mania de jogar as roupas dele no canto da cama (ele tem uma coisa com cantinhos, vou te contar, parece um hammster!) e eu sei que é porque elas não cabem no guarda-roupa. E pra piorar eu não consigo controlar as roupas que estão sujas das que estão limpas, porque está tudo misturado visualmente.
Continuando o tour chegamos na minha estante. Que eu não uso para nada. Ela não tem a menor utilidade prática, pois só está aí acumulando tranqueira., eu arrumo ela, deixo toda fofa e quando vejo - BAM! - já tá cheio de tranqueira aí dentro de novo. Eu não assisto TV, então não uso uma, mas tenho uns DVD'S, que estão aí pegando pó. Eu tenho minha coleção de livros que eu não faço ideia de onde enfiar, mas que eu NÃO vou me desfazer, eu costumo lê-los com frequência. Outro dia eu fui pegar um box de DVD e tinha um ninho de formiguinhas dentro, porque nessa época do ano minha casa enche delas. Dá pra acreditar? (Melhor formiguinhas do que baratas, mas mesmo assim! Minha casa nunca tem baratas, ainda bem...)
Chegamos ao fim do tour: a mesa do computador, que podemos chamar de coisa inútil enfiada no canto do quarto. Eu nunca uso esse PC, meu noivo só usa o notebook (e deixa ele jogado no chão...) Eu não tenho tempo, força e energia, saco e disposição para usar o computador. Eu trabalho, estudo de segunda a sexta e no sábado eu ainda trabalho por conta. A cadeira do computador é linda, porém é horrível, acaba com as nossas costas!

Mas eu percebo uma coisa hoje, que é duro de admitir: eu não dei espaço para o meu noivo no meu quarto, é por isso que está tudo um caos. Então estou pensando em fazer uma coisa bem drástica: dar metade do meu espaço para ele guardar as coisas dele. Coisa que teoricamente eu já deveria ter feito, mas não fiz.
Meu guarda roupa tem 4 portas, duas vão ser dele. Minha cama box-baú tem duas divisões, uma vai ser dele. Minha estante é daquelas que você pode abrir ou fechar empurrando as partes e uma dessas vai ser dele, assim ele pode por as coisinhas dele nela. Temos 3 prateleiras sobre a cama, uma vai ser dele, uma minha e uma neutra. Tenho dois cestos iguais, um vai ser de roupas sujas dele e um de roupas sujas minhas. Acho que isso deve deixar as coisas mais equilibradas, pois o meu quarto está nessa zona de guerra porque nossas coisas estão brigando entre si.
Alguém aí me deseja sorte? Lá vou eu!

16 comentários

  1. Nossa, a situação esta critica! Mas (do meu ponto de vista), da para destralhar muita coisa! Rsrs
    O pior eh o cansaço, mas espero que dê certo! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sorte!!
    E uma dica...se quiser...porque já sofri do mesmo...(e volta e meia volto a sofrer), aproveita esta "irritação" para se desfazer de grande parte das coisas que nao utiliza.:D
    Seleção...pouco a pouco, pode ser que tudo fique mais vazio. =) comigo tem resultado...pouco a pouco.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  3. Tate, que saudade de posts novos!
    Bom, eu sou super bagunceira com meu quarto (e minha vida) tb! E vivo numa busca constante de melhorar! Meu ponto fraco são as roupas! Eu não sei chegar em casa e separar o que tá sujo, o que tá limpo e guardar... Sempre vou acumulando na cadeira do computador e no criado-mudo, aí quando preciso usar um ou outro, tiro aquele mooonte de roupa e jogo na cama e esse ciclo vai até eu finalmente lavar tudo, pois como já disse, não sei o que tá limpo e o que tá sujo! Vergonha!!! Com sapatos tb sou bagunceira! Quando chega o sábado, tem no mínimo uns 6 pares espalhados no chão do quarto, aí eu vou lá, guardo tudo e a bagunça começa na segunda novamente... Isso porque saio de casa às 6h e estudo só 2 dias na semana. Nos dias de curso chego em casa as 21h, quando não, volto as 18h30... Imagina como não ficava pior na época que fazia faculdade e ficava fora o dia todo!!! Em relação a esses trequinhos miúdos (bijus, presilhas, etc) eu tb era desorganizada, mas pelo menos com isso eu já dei uma melhorada! Eu coloquei tipo uma caixa de entrada na mesinha do computador, então, quando chego e não guardo os objetos nos seus devidos lugares, jogo nessa caixinha! Fica uma bagunça organizada! rsrs
    Quanto a dar metade do seu espaço no guarda roupas para seu noivo, acho que é ser radical de mais... Normalmente homem se vira com beeem pouco espaço e você, até diminuir a quantidade de coisas, vai precisar de mais lugar para guardar, senão, ao meu ver, as coisas do seu noivo irão ficar guardadas e somente as suas jogadas! Sei lá, eu daria uma porta pra ele e iria tentando me adaptar e reduzindo a quantidade de coisas... Enfim... Nossa, que comentário enorme... Tate, vc tá aí ainda?! rsrs, depois que fizer as mudanças, nos conte o que melhorou!!! E sei que é difícil, mas poste mais vezes!!! Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Amiga..ta na hora de destralhar esta bagunça..
    não tente fazer tudo num dia.. é loucura.
    pega uma sacolinha e começa todo dia a catar o lixo..ou que não serve pra nada..
    E não bagunçe o que ja ta bagunçado.
    arruma um lugar par pendurar estas roupas..
    acho que ja vai melhora um pouco ai..
    Boa Sorte!!

    ResponderExcluir
  5. Flor, vc realmente tem um problema, um não, vários, o primeiro deles é não saber a diferença entre arrumação e organização. Vc está arrumando a tralha, o que é bem diferente de organizar. Não se pode organizar tralha. Livre-se dela e as coisas irão melhorar. O segundo, perfeccionismo é um defeito disfarçado de qualidade, os perfeccionistas (vc chama de TOC, mas é perfeccionismo) usam como desculpa para não ter que encarar a desordem, a apatia e a falta de controle sobre a propria vida. Abaixe seus elevados padrões e pare de inventar desculpas para não organizar seu quarto. #prontofalei

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post, Tate. Achei super corajoso vc admitir que tem problemas de organização, sim. O blog é uma ferramenta pra te ajudar e a nós e também. Eu achei vc mais humana e mais próxima dos pobres mortais desorganizados. Nossa vida está sempre mudando e precisando de reavaliação constante. É isso que vc está fazendo.Força!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu te entendo!
    Tbm estou morando no meu quarto,onde tem muita coisa e pouco espaço...mas aos poucos estamos conseguindo nos adaptar e organizar e creio que você também irá conseguir...mas para isso terá muito trabalho,se desfazer de algumas coisas e comprar outras...
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Tati, só hoje estou vendo seu post. Fiquei offline alguns dias.

    Bom! A primeira coisa que eu quero falar é, calma! Tá, eu sei que é difícil para vc e é mais fácil pra quem tá de fora, mas tente manter a calma. Seu quarto não ficou assim de um dia para o outro e não é de um dia para o outro que ele vai ficar do jeito que vc deseja. Vá organizando aos poucos, tentando dar um lugar certo para cada coisa. Só assim vc conseguirá mantê-las no lugar. Se guardar algo que usa muito, por exemplo, em um local de difícil acesso, com certeza vc não irá colocá-lo no lugar depois do uso.

    Eu tenho um problema parecido com o seu, que é falta de espaço. O jeito é de tempos em tempos rever tudo que tenho, descartar mais coisas e reorganizá-las.

    Sobre as roupas jogadas no chão, pq vc não compra um mancebo e alguns ganchos de porta? Assim quando chegar, pendura a roupa lá. Eu faço assim. Tenho um mancebo, 4 ganchos de porta e 1 gancho que acomoda 4 cabides. Eles ficam do lado do guarda-roupa. Falei sobre isso no post: http://www.organizando.org/2012/12/guardando-roupas-para-usar-mais-uma-vez.html

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Bah,meninaaa! nao se desespere!! rsrs
    Olha, se eu te mostrar as fotos do meu quarto todos os dias, q tal se sentamos juntas e choramos? kkkkk. Eu moro (ainda e por enquanto) na casa de minha mae, daqui uns dias ja vou me mudar. Ela me deu dois comodos na casa dela, e como sou artesa,imagina q meus materiais de trabalho estao todos amontoados no meu quarto, ate rato apareceu varias vezes, e tive q jogar mta coisa fora, pq eles mijam!!! e èum perigo.
    E, pra vc ter uma ideia do caos, eu tenho uma filha de quase 2 anos, ou seja, no meu quarto temos cama de casal+cama da filha + canto de trabalho e agora tou gravida!!! por isso vamos nos mudar!!!

    No outro comodo, temos sala-cozinha e estante com coisas do marido. E uma mistura de coisas q vc nao tem nocao, e eu nao coloco fotos, pq me da vergonha msm sabe. por isso fiz um blog, q se chama POR UNA VIDA MAS ORGANIZADA, q esta em espanhol, mas tà, eu sou uruguaia, se vc me visitar espero q entenda alguma coisa...rsrs

    Vc nao està sozinha..
    tem varios metodos de organizar a sua bagunca, rsrs...

    ta ficando comprido este coment, vou fazer outra ta? rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. algumas sugestoes e perguntas:
    - pq vc nao vende o computador q nao usa? esse canto ficarà livre.
    - vendem cestos de roupa suja, e ate cestos grandes de lixo com tampa. Sei q nao sao lindos,mas sao bem altos, da pra guardar um monte de coisas neles, e a pesar da cor q è feia, da pra enfeitar ou passar spray e mudar a cara deles, ai vc coloca as roupas sujas...
    - Minimize as suas roupas (vc usa todas elas? pq vc nao guarda as q nao usa ou usa pouco dentro de uma caixa organizadora grandona, e esconde a caixa em algum lugar?
    - acho q o noivo precisa do canto dele mesmo. Fiz isso pro meu marido, na sala-cozinha tudo junto q temos, pq no meu quarto esta meu canto de trabalho, dai nao dà, o dele ficou no outro comodo.
    - gostei dessas coisas organizadoras penduradas na porta do seu guarda-roupas, como tenho maquina de costura, vou fazer assim pra mim e pro marido, pra guardar roupa intima, cuecas calcinhas, meias, pq eu odeio essas coisas nas gavetas do roupeiro (mania).
    - na mesinha essa q vc coloca os oculos livro, etc, vc pode colocar uma caixa de sapato, forradinha bonitinha ou comprar uma baratinha no 1.99 e colocar todas essas coisas q ficam esparramadas, assim vc sempre sabe q estao ai, mesmo q dentro da caixa fique tudo UÔ kkkk, mas estao ai, e visivelmente arrumado rsrs
    - quanto espaco vc tem no seu quarto?
    vou tirar fotos do meu depois pra vc ver q nao è a unica, mas ô, se vc for no meu blog,se identifica como a menina do quarto baguncado e do noivo, rsrs pq assim eu sei q è vc!! pq eu vou lembrar q nao sou a unica e q nao estamos sozinhas!! hahaha a gente consegue sair dessa menina!

    ResponderExcluir
  11. eu preciso de muita ajuda!

    ResponderExcluir
  12. Tenho um problema semelhante,acredite,eumdormia em cima das minhas roupas, não e por falta de tempo e por falta de entusiasmo desisti de muitas coisas , me larguei como a roupa quemseu noivo deixa no canto, maso resto da casa fica arrumado o te,pó todo, só o meu quarto que dica um caos. no meu caso, acredito eu que foi por falta de alguma coisa, mas aos poucos vou tentando me recuperar, eu costumo fazer tudo de madrugada, quando todos estão dormindo, dai eu converso comigo mesma , apesar de que sei que não estou sozinha,vou fazendo aos pouquinhos entrei em um site de organização e América que vou me desfazendo das coisas da lista que tem

    ResponderExcluir
  13. Nossa, achei que estava sozinha com esse problema, me identifiquei muito com vc. Eu tenho um sério problema com organização, não sei explicar, mas acho que acabo sendo tão perfeccionista que isso acaba me impedindo de me organizar. Quando pego pra organizar meu quarto, é pq a coisa está realmente critica. Aí fica mais difícil pq não consigo organizar tudo num dia e ao deixar pra continuar em outro dia, acabo desanimando e desistindo e aí a coisa vai piorando e virando uma bola de neve. Tenho muitos livros e não tenho coragem de me desfazer deles, mas tem horas que me desespero tanto que queria poder jogar tudo fora rsrsrs, no entanto meu apego fala mais alto. Meu quarto não é pequeno, mas tenho muitas coisas. Mas a situação já foi bem pior pq eu tinha um outro quarto bem menor e bem mais livros, acabei mudando de quarto e me desfiz de muita coisa. Mesmo assim tenho muito a melhorar e foi em busca de ajuda que acabei chegando a esse blog. Espero que vc consiga resolver seu problema, assim como espero resolver o meu tbm rsrsrs. Boa sorte para nós :)

    ResponderExcluir
  14. kkk Ainda bém que eu não sou a única que tambem passa por este problema.... Não sei como vou fazer para aprender a ser organizada kk

    ResponderExcluir
  15. Kkkkkkkk eu ri demais. Pq cada coisa descrita e foto tirada. Parecia o meu quarto..... Kkkkkkkkkkkkkkkkkk muito boa a matéria.

    ResponderExcluir
  16. Eu sei que todo mundo tem escolhas para fazer ou nao. A organizaçao vem desde pequeno, se deixou para aprender depois de grande esta dificuldade vai ser enorme para ser resolvida. Nada na vida é facil para ninguém e aposto que tem gente que vive em lugares bem menores e consegue manter tudo bem organizado. Eu chamo isso de opiniao e zelo pelo seu espaço e pela a sua propria vida. penso que se dentro de casa esta assim, como sera no trabalho ou em outro lugar? o que é em casa tbm é la fora.

    ResponderExcluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)