Dever é ruim?

18:36

Calma, eu não fiquei louca e você não errou de blog. Hoje eu vim fazer um post meio controverso, baseado em uma aula de economia que eu tive na faculdade. Quando você pesquisa sobre finanças na internet, via de regra encontra textos sobre como exterminar de vez suas dívidas. Isso acaba criando sobre nós uma pressão deságradavel, e um questionamento constante: será que eu estou com problemas por estar devendo? Eu mesma admito que já fiquei me sentindo suja por dever, como se isso fosse pecado.
Dia desses eu tive uma aula na faculdade onde falavamos sobre visões economicas e então surgiu o ponto que me deu um click: dever não é uma coisa ruim. Aliás sem contrair dívidas nós, muitas vezes, não temos como consumir certos bem ou usufruir de oportunidades que são proporcionadas através da contratação de dívidas.
"Tate, não to entendendo nada! Você tomou seu remédio hoje?" Ok, vou explicar de um jeito que você vai entender. Por exemplo, as pessoas dificilmente conseguiriam comprar uma casa sem a contratação de um financiamento ou empréstimo. Ou talvez a pessoa nunca poderia fazer aquela cirurgia no nariz sem parcelar o pagamento em 24 vezes. Traduzindo, não é ruim fazer dívida, o ruim é não poder pagar as dividas que se faz.
"Ah tá, isso eu sei, já ouvi dizer que só podemos dever aquilo que ganhamos!" Pode ser que sim, pode ser que não, mas o fato é que muitas vezes devemos muito mais do que ganhamos, e isso não é um problema, desde que você consiga pagar essa dívida.
Agora, porque eu estou falando tudo isso? Pelo simples motivo: você nunca vai conseguir ficar 100% sem dívidas. Entendeu? Nunca. Sempre vai existir uma conta para pagar, mesmo que você não utilize o cartão de crédito. Então, por favor, pare de se sentir um lixo porque você possui dívidas. Se você deve, pague. Não precisa ficar se sentindo a última criatura da terra, só porque você passou na frente de uma vitrine, gostou de um sapato e resolveu comprá-lo. A menos que você realmente não pudesse compra-lo, obvio. Se esse é o caso, já passou da hora de você parar de andar com o cartão pra lá e pra cá. Mas o texto de hoje é voltado para você, que como eu, batalhou para colocar as contas no lugar e agora vive morrendo de medo de enfiar o pé na jaca de novo e está correndo de dívida como o diabo foje da cruz.
Lembre-se daquilo que eu já ensinei antes: quando você conhece seus números (limites, créditos, débitos, saldos...) você entende melhor o que pode ou não pode fazer.
Então, hoje eu vou deixar vocês pensando um pouco sobre essa questão. Dever não é uma coisa feia, suja ou ruim. O vício de comprar é, o vício de gastar. Mas não o ato de realizar uma compra, sabendo que na data do pagamento dessa conta você terá o dinheiro em mãos para isso. Certo?

0 comentários

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)