150 objetos de uso pessoal

21:18

Já estamos quase no meio de Julho e é com um sentimento de culpa que somente agora venho atualiza-los a respeito do meu 5º ciclo documentado de destralhe dos objetos de uso pessoal. A demora na atualização teve um bom motivo: antes de destralhar voltei as origens e resolvi estudar um pouco mais sobre destralhes e o material de estudos utilizado foi o livro "A Mágica da Arrumação", da japonesa Marie Kondo. E foi graças a esse livro que eu sai da marca de 190 objetos para um extraordinário total de 150 objetos! Isso tudo considerando todas as coisas compradas e descartadas, pois nas últimas semanas comprei muitas coisas novas e dei uma renovada no meu guarda roupas como um todo, fruto das mudanças recentes na minha vida. Estou exatamente no número da minha primeira grande meta, antes do marco de 100 objetos. A grande sacada foi manter apenas as coisas que me fazem feliz ao invés de usar a lógica na escolha dos objetos (prometo que falo mais disso em outro post sobre o livro). Mudei também as categorias que eu usava, adaptando para as utilizadas no livro, pois faziam mais sentido.
Meias: 4 (-4)
Uma meia branca básica, uma soquete fofa, uma de cano longo com estampas de um Mickey caveira (ou seria uma caveira Mickey?) que eu amo usar para dormir e um par de meias finas. Simples assim, chega de quebrar a cabeça pensando nas minhas meias.
Calcinhas: 9 (-6;+1)
Armada com uma tesoura encarei minhas calcinhas nos olhos e o resultado foi esse: 6 peças que cortei em pedacinhos e joguei no lixo. A aquisição veio acompanhada de um sutiã novo e marcou a primeira aquisição de roupas íntimas em 3 anos! Não sei porque mas de repente comecei a ficar extremamente ansiosa com relação há quanto tempo eu já tinha certas peças, entende? Acho que passava da hora de renovar.
Sutiãs e tops: 5 (-3;+3)
Tudo começou quando o fecho do meu sutiã favorito quebrou. Aquilo foi a gota d'água, pois de repente eu percebi que eu não gostava de nenhuma das peças que eu tinha na minha gaveta. Todos tinham um "defeito" e isso simplesmente não está certo. Deixando a lógica um pouco de lado e pensando com o coração, sai e comprei peças que me faziam feliz, que combinam mais com a minha pessoa hoje. Foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. Acho que, como para qualquer mulher, o sutiã acaba deixando de ser "apenas uma peça de roupa" e adquiri um significado especial, diferente. Conheço mulheres que odeiam e não usam, mulheres que colecionam, mulheres que não acertam a escolha de forma nenhuma... Mas todas têm uma opinião a respeito dessa peça em especial. Seja qual for a sua, não é certo negligenciar uma parte tão delicada da vida de uma mulher. Já pensou nisso? Eu sim, pensei muito nisso nos últimos tempos. E agora, é com muita felicidade que abro minha gaveta e vejo meus queridos sutiãs, novos e bonitos, arrumadinhos delicadamente dentro de uma caixa bonita que parece que foi feita para acomoda-los. Parece tão simples, mas me faz tão feliz! Não estão amassando, deformando, enroscando ou revirados com o movimento do dia-a-dia e do abre e fecha da gaveta. Como pode algo tão bobo me preencher de tanta satisfação?
Pijamas e afins: 5 (-1;+1) 
Ganhei um pijama de inverno (que foi um presente inesperado e hoje é muito querido!), me desfiz de uma camisola querida mas que já estava pedindo para ir embora. Além disso, me desfiz de um shorts que havia ficado de um conjunto velho e resgatei uma bermudinha de ginástica que eu havia separado para mandar embora há algum tempo, então ficou igual. Estou procurando um conjunto de pijama de camiseta e shorts para substituir um que eu tenho mas que está inapropriadamente curto, além de já estar velhinho. Mas é claro que fazer isso em pleno inverno é tão útil quanto procurar um gato preto em um quarto escuro... Ao ler o livro, a autora cita que pijamas devem ser peças valorizadas, que usar roupas velhas para dormir, apesar de confortável, acaba um pouco com a nossa auto-estima e valorização pessoal. Como nos últimos tempos tenho feito isso, devo concordar com ela. Parece besteira, mas me sinto como se estivesse curtindo uma fossa desde que comecei a usar roupas velhas para dormir... Que grande loucura! Com isso em mente estou em busca de peças novas, o que torna o inesperado presente muito bem vindo. Acho absurdamente carinhoso quando ganho de presente pijamas, pois me parece que a pessoa está zelando pelo meu sono e, francamente, existe ato mais amoroso?
Roupa de banho: 3 (-1)
Eu quero trocar a parte de baixo que eu tenho por outra que me deixe mais confortável. A decisão eu tomei depois de ver minhas fotos do Carnaval, que me deixaram absurdamente incomodada ao perceber quão errada essa peça é para o meu tipo de corpo. Além disso, mandei embora um maio estilo engana mamãe, que eu até achava fofo, mas usava mais por obrigação (afinal foi caro e eu já tinha ele mesmo...). Estou feliz com a minha decisão!
Partes de baixo: 13 (-4;+2)
Troquei minha (única) calça jeans por uma nova de cintura alta que estou apaixonada e comprei uma saia social pois senti muita falta de uma saia para trabalhar. Me desfiz de uma calça que eu usava muito e estava bem desgastada nas costuras, uma saia longa com estampa de oncinha que não ficava muito boa e uma bermuda jeans que estava muito desconfortável. Estou sentindo falta de uma calça social, pois tenho uma que é mais curta, os tornozelos ficam de fora (e eu amo ela!), mas gostaria de ter uma opção tradicional (corte reto etc). Ainda não achei nenhuma que me chamou a atenção, então continuo de olho. Já mencionei antes, mas para o meu trabalho preciso estar sempre com as roupas e sapatos em perfeita ordem, senão pega absurdamente mal.
Blusas: 16 (-9;+2)
Uau. Uau. Uau. Essa foi uma categoria que exigiu uma dose de pulso firme. Mas me sinto mais leve com tudo que eu mandei embora. Sinceramente, desde que me desfiz das peças até hoje, não senti falta de absolutamente nenhuma das peças, parece que não houve diferença nenhuma no meu guarda roupas. Fiquei chocada ao perceber que algumas peças que estavam na minha listinha negra na verdade me faziam muito feliz. Quase fiz uma grande besteira, pois se tivesse destralhado esse ciclo com a "razão" e não com o coração continuaria me sentindo frustrada a respeito de todas as peças que continuariam, pois na minha lógica racional eu teria feito escolhas completamente diferentes. Das blusas que eu adquiri uma é uma regata cinza básica que me encanta muito no caimento e praticidade e a outra é uma camiseta cinza escrito "But first, coffee" que parece ter sido feita para mim. Sempre soube que eu uso poucas peças repetidas vezes dentre as opções que eu tenho, mas não conseguia entender porque não me desfazia de todo o excesso. Faz um tempo que minha cor favorita se mostrou o cinza, cor que muitas vezes ouvi dizerem ser sem graça. Mas me parece muito razoável gostar de um tom equilibrado como o cinza, a exata combinação do preto e do branco. Na minha cabeça é uma prerrogativa muito positiva!
Roupas de Pendurar: 13 (-6;+2)
Me desfiz de um vestido e ganhei um de aniversário, o que foi engraçado pois um era meio infantil e o outro parece que foi feito para ser usado por uma jovem adulta, o que eu encaro com uma manifestação física do fato de ter feito 25 anos (fato que me coloca definitivamente na categoria jovem adulta, mas isso não vem ao caso agora). Mais engraçado ainda é que eu tinha separado o vestido que eu me desfiz para comemorar meu aniversário... Além disso, me desfiz de algumas peças que estavam aqui mais por estar do que por serem de fato utilizadas. Será que vou sentir falta de alguma delas? Nunca as uso, me parece pouco provável. Comprei uma blusa de moletom, que parece algo fácil de comprar mas nunca deu muito certo comigo. Dessa vez fiquei tão feliz com a escolha! Como sou grande, sempre que comprava alguma blusa de moletom ficava meio masculinizada, mas com essa não foi assim. Sei lá, acho que estou sofrendo de paixonite pela minha nova blusa. Ela é quentinha, bonita e o capuz serve direitinho. Nesse inverno estou usando ela direto, porque ela sempre parece a escolha certa. E isso é tudo que me importa.
Lenços e cachecóis: 4 (-3)
Adoro usar echarpes, mas depois que comecei a guarda-los em uma caixa nunca mais usei nenhum. Me desfiz de 3 peças com muita dor no coração, mas já estava na hora. Uma delas era o meu único cachecol, por isso agora não tenho mais nenhum. E por mim tudo bem, porque eu nunca usava mesmo. Das peças que ficaram (o que afinal deve ser o foco, pois como diz a Marie Kondo, devemos celebrar as coisas que ficam na nossa vida!) mantive uma echarpe de oncinha que é praticamente de estimação! Sempre levo ela para usar de coberta quando estou viajando, independente de onde seja. Aliás, uso até para ir para o hospital. É simplesmente tão familiar... A outra peça é uma echarpe de oncinha mais clássica, que é mais apropriada para quando vou para o trabalho por ser mais discreta. O tal xale português e uma echarpe de estrelas que eu uso como saída de praia ficaram também. Dei uma echarpe linda para a minha melhor amiga, pois como falei para ela, eu queria que uma pessoa que eu amo ficasse com ela.
Calçados: 16 (-3;+5)
No último ciclo eu tinha resolvido mandar embora uma bota de neve (Ugg Boots) que ganhei de uma tia que mora no exterior, mas mudei de ideia pois é uma daquelas peças que precisamos manter sabe? Uso em casa como pantufas e ela é perfeita e super confortável! Tive um dia muito bom de compras no shopping onde encontrei algumas sapatilhas e uma sandália, opção que eu realmente estava sentindo falta de ter a disposição. Como eu sofro horrores para achar sapatilhas, quando tenho um dia bom aproveito sem peso na consciência. Do que eu mandei embora estão uma sapatilha velha que rasgou, um tênis que simplesmente já não dava mais certo e um salto que eu mal conseguia usar de tão desconfortável. Decidi que prefiro não usar salto se não for extremamente necessário, então agora tenho poucos. Quem sabe eu chegue a ficar apenas com 1? Uma garota pode sonhar!
Acessórios: 24 (-11; +8)
Essa categoria ficou meio confusa porque eu tinha parado de listar alguns itens com valor sentimental e depois voltei atrás. Das peças que eu eliminei estão tanto coisas que eu realmente me desfiz e joguei fora quanto coisas que eu tinha pego emprestado da minha mãe e devolvi. Ou seja, uma bagunça. Estou super feliz porque um relógio que eu queria desde o Natal estava com 50% de desconto e eu finalmente pude compra-lo (no mesmo dia de sorte em que encontrei a blusa de moletom, a regata, a camiseta e as sapatilhas!), dois cintos (um foi substituição, o outro era uma necessidade antiga já!), um colar e um anel lindo (o único que eu tenho!). Meu óculos de Sol quebrou, o que quase partiu meu coração (era aquele que eu ganhei do meu irmão...). E meu namorado me emprestou uma touca, que eu acabei roubando adotando, por todos os motivos óbvios! Apesar de 24 ser um número alto demais, estou feliz a respeito dele. Vai chegar o dia em que eu terei apenas 5 ou 10 peças, mas enquanto esse dia não chega eu vou curtindo o que está por aqui.
Bolsas, carteiras e afins: 16 (-13;+6)
Essa foi de longe a mais pior e mais difícil de todas as categorias. Ainda fiquei em dúvida referente a umas peças, mas tudo bem, sempre existe o próximo ciclo para me ajudar a decidir. Foi importante ter encarado as peças conforme as instruções da autora, pois acabei me desfazendo inclusive de peças que eu nunca imaginaria. Com relação as aquisições também. Comprei duas mochilas, uma de costas espaçosa e leve e uma de rodinhas que é um pouco maior. O motivo foi o fato de que agora passo fim de semana sim, fim de semana não, na casa do meu namorado. As vezes não preciso levar muitas coisas então a mochila já é o suficiente, mas parece que em alguns fins de semana tudo acontece ao mesmo tempo, então a mala de rodinhas vem a calhar. Claro que com isso me desfiz de uma mochila e de uma mala de viagem que eu tinha ganhado na festa de fim de ano da empresa, pois nenhuma das duas me atendia bem. Eu estava ensaiando a compra dessas mochilas fazia um bom tempo, mas nunca me permitia pois pensava que dava para dar um jeitinho com o que eu tinha em casa. No final, cansei de lutar nessa guerra. Também troquei minha carteira, que na verdade é um porta cartões bem pequeno, assim não acumulo nada (odeio carteiras grandes!). Comprei uma nova necessaire e me desfiz de 3 antigas. Ganhei um estojo de dia dos namorados e agora uso ele como organizador de bolsa, carregando coisinhas pequenas que antes ficavam jogadas por todos os cantos. Mesmo assim acho que esse número vai diminuir no futuro, pois as peças que ficaram estão meio que "em observação".
Roupa de cama e banho: 22 (-8;+2)
Ganhei da minha mãe uma colcha que veio com 2 capas de travesseiro, então considerei 2 peças diferentes (uma a colcha, uma as capas). Me desfiz de um edredon e suas respectivas capas de travesseiro, um lençol de solteiro, um jogo de fronhas e dois jogos de capa de travesseiro avulsos, além de uma toalha de mão. Também quero trocar um dos meus lençóis de elástico, mas preciso encontrar um substituto primeiro, porque só tenho dois: um em uso, e um lavando. Ainda tenho coisas de mais, mas tudo bem porque sei que não dá para me desfazer delas agora.... Acho que encontrei meu limite e eu sei que no futuro vou ter resultados melhores.
Total: 150
Desde que comecei meus ciclos, e considerando o desempenho dos últimos, não acreditava ser possível ter um destralhe dessa proporção novamente: foram 72 itens mandados embora. Estou absolutamente chocada com isso. Ainda assim, muito do que foi embora na verdade foi substituído, o que não me incomoda em nada pois, como eu disse antes, estava na hora de renovar algumas coisas mesmo. Depois de tudo isso, admito que não sei se um próximo ciclo vai ser absolutamente produtivo, mas como tenho um objetivo em mente (o grande 100!) acredito que vou continuar sim com os meus destralhes. Espero que minhas reflexões e meu avanço sirvam de motivação para vocês! :)

1 comentários

  1. Tatiana óderia colocar fotos das peças, exceto das íntimas, no próximo post? Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)