Sobre bagunça e ser bagunceira

11:02


Esses dias atrás uma amiga me enviou o texto da Thaís Godinho a respeito de bagunça. Eu sempre fui bagunceira, sempre. Bagunçava meus brinquedos, minhas roupas, meus estudos, meus livros. Além disso sou muito preguiçosa. E dispersa. E curiosa. Igual a um furão.Ou a um esquilo.
Tudo ao meu redor está relativamente caótico, e se você observar algo organizado no meu ambiente pode ter certeza que o único motivo é o fato de que eu não uso aquilo a ponto de bagunça-lo. Porque eu sou bagunceira.Ponto.
Eu gostaria de não ser bagunceira. Parece algo bom e saudável.Porém não é parte da minha natureza ser organizada. Ou seja, eu sou uma farsa. Eu finjo que sou organizada, para os outros e principalmente para mim mesma. Porque eu sei, lá no fundo, que eu não sou organizada.
E, sinceramente, por mim tudo bem. Eu aprendi a amar minha bagunça, porque ela me inspira: me inspira a criar, me inspira a melhorar, me inspira a trabalhar e (não poderia deixar de ser) me inspira a organizar. Agora mesmo enquanto escrevo aqui minha mesa está (relativamente) organizada.(Pausei para beber um gole de água, olhei para o lado e vi uma pilha de bagunça minha que eu empurrei para a mesa ao lado. Ops!)
Já comentei aqui algumas vezes que minha meta junto ao minimalismo é ter tão pouco que mesmo minha bagunça pareceria organizada. Essa ideia genial não é de minha autoria, roubei do Léo Babauta, que usa ela como isca motivacional àqueles interessados no minimalismo. Ora, Mr., deu certo: estou fisgada!
Bagunça física é um problema menor, se comparada à bagunça mental. É a respeito dessa bagunça que me refiro quando falo sobre ser dispersa e acelerada. Nos últimos anos fui descobrindo certos métodos que me ajudaram muito a administrar a situação, mas parece que tenho um dia bom seguido por uma semana completa de puro caos. Nessa brincadeira já perdi muitos dias de minha vida, na verdade eu perdi alguns anos. 2014 foi o ano que me despertou para essa perda. E é muito por conta disso que eu resolvi que 2015 seria um ano de mudanças, o ano que promete!

9 comentários

  1. Oi Tatiana! Eu acredito que organização está interligada a organização interior, se você é uma pessoa organizada sentimentalmente/emocionalmente isso reflete na organização dos objetos ou vice e versa, quando organizamos nosso ambiente temos mais tempo e espaço para organizar nossa vida emocional. Não sei qual é o seu caso, mas posso dizer qual é o meu. Meus emocional ainda não tá organizado, mas com minhas coisas nos lugares começo a visualizar com mais clareza meu EU interior, e assim tenho mais tempo para refletir e me auto conhecer.
    Eu entendo bem que não devemos ter aquele alerta da organização o tempo todo, afinal, a bagunça faz parte do processo criativo, o que levo comigo é que a bagunça deve existir sim, porém deve ser temporária, porque senão... rsrsrsrs
    Estou no caminho do minimalismo também, escrevo no blog: vivendocommenos.blogspot.com.br , que é um blog que criei por me inspirar em outros blogs, como o seu, por exemplo, lá eu exponho o que tenho feito, e os sucessos que tenho obtido com essa concepção. Quanto menos tralha, menos temos para arrumar! :)

    Força aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allan, obrigada pela mensagem! Pois é, minha cabeça também é uma bagunça só. Deve ser o lugar onde eu mais tento aplicar o minimalismo ultimamente!

      O blog ajuda bastante a organizar as ideias, e a troca com os leitores também!

      Excluir
  2. sou meio chata com organização e minha filha é muito bagunceira estou aprendendo com ela que não é uma questão pra desgaste as vezes é o mundo dela que ta meio bagunçado e isso se reflete no quarto dela mais no final basta um carinho e tudo se arruma, a vida, o quarto e etc.

    http://quasenua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana, uma dica de quem já esteve no lugar da filha bagunçeira: não deixe que isso desgaste sua relação com ela, pois depois o caminho de volta é bem dificil! Talvez se eu tivesse me sentido mais próxima da minha mãe na minha infância e adolescência (me refiro a distância comportamental e as criticas à minha bagunça!) hoje teríamos um relacionamento muito melhor!

      Beijos!

      Excluir
  3. Kkkkk me lembrei de uma amiga do. Colegio. A bagunça dela é uma bagunça linda rsrs
    otimo post de autoexame.
    Upismamiblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu,

      hahaha só nós para amarmos nossa bagunça mesmo! Entendo sua amiga!

      Beijão!

      Excluir
  4. Acho que meus comentários estão indo pro spam. =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura Hélida?! Que saco! :( Eu olhei na abinha de Spam e não vi nenhum seu lá!

      Excluir
    2. Ufa, até que enfim consegui comentar. =oD Estou comentando com Nome/URL, todos os comentários que fiz com a conta do Google não chegaram até vc. Trem doido. rs.
      Respondendo sua pergunta, não vou no Monsters of Rock não, na verdade não sabia desse festival até vc mencionar. Vai ser massa, hein? Vc vai?

      Excluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)