190 objetos de uso pessoal

11:00

Dia 21 de Dezembro foi o dia do terceiro ciclo documentado de destralhe dos meus objetos de uso pessoal. Na primeira rodada eu tinha marcado 196 objetos, na segunda, 214! Agora na terceira, mesmo somando os presentes de Natal e as compras da semana da virada do guarda roupas minimalista, contabilizei o menor número do inventário: 190. Eba! Minha meta ideal, que eu pensei lá atrás na primeira rodada, era de 100 objetos de uso pessoal. Acho que talvez começar o ano com quase o dobro seja uma boa perspectiva. Assim como nos outros ciclos acabei encontrando pontas soltas e objetos que haviam passado ilesos pelos meus outros registros. Mas já começo a definir bem algumas categorias, e isso me deixa bem feliz!
Meias: 9 (-4; +2)
Me desfiz de vários pares, mas como também adquiri duas para trabalhar o número não baixou tanto. O engraçado é que desde então não usei mais meias finas! Mas tudo bem, afinal é verão mesmo... As outras meias eu estava guardando para a prática de exercícios, mas eu sempre uso a mesma (lavo ela rapidamente no dia de descansar e volto a usar no outro dia) e agora percebo que essa não foi a melhor ideia. Talvez esse número volte a diminuir em breve!
Calcinhas: 15 (-5)
Finalmente criei coragem para me desfazer de umas peças que estavam por aqui há tempo demais!
Sutiãs e tops: 7 (-4)
Admito que fiquei surpresa com quantas peças mandei embora nesse departamento. Parecia algo tão impossível da última vez, mas dessa vez, quando estava fazendo o invetário, percebi que havia peças mais bonitas e novas que eu preferia usar e isso me motivou a diminuir os excessos! Não é meio ridículo? Eu estava deixando de usar peças que dão gosto de usar porque tinha outras velhas por perto que eu já estava acostumada a usar! Gente, sou só eu?
Pijamas e Afins: 5 (-1)
Eu mandei embora um conjunto que era relativamente novo e estava todo feio e também a parte de cima de um outro, daí resgatei uma camiseta da sua categoria do guarda roupas para essa categoria “roupa de dormir e roupa de ficar em casa”. Então o número em sí mudou pouco, mas os objetos mudaram!
Roupa de banho: 4
Finalmente usei minha roupa de banho pra valer nesse comecinho de ano! Então está tudo igual, porém comecei a pensar em talvez trocar a parte de baixo do conjunto para outra mais confortável!
Vestidos: 5 (-1)
Mandei embora uma peça nova que não deu tão certo assim, mas tudo bem! Acho que esse número está bem equilibrado e estou bem feliz! Vestidos são muito versáteis quando aprendemos a usá-los com sobreposições (mas não nesse calor, por favor!).
Saias e bermudas: 13 (-1;+2)
A peça que eu mandei embora era uma bermudinha de um antigo pijama que eu usava pela casa. Queria ter conseguido ficar em 10 itens, mas não consegui ainda. O atual ciclo do guarda roupa minimalista é a respeito dessa categoria. As "aquisições" foram presentes de Natal: um short jeans (que era da minha mãe na verdade, mas como meus pais não me deram quase nada, quando eu experimentei e gostei ela me deu e depois usou uma troca de presentes para pegar um para ela!) e uma bermuda de exercícios (que eu podia ter ficado sem, mas paciência...)
Calças: 6 (-3;+1)
Acabei me decepcionando com algumas calças do meu ultimo ciclo de guarda roupas minimalista, então fiz uma troca (que foi a peça adquirida: uma calça social preta básica para trabalhar). Talvez no próximo destralhe eu consiga diminuir para 5 peças! Aliás, vamos combinar? De 11 para 6, estou arrasando nessa categoria! Estrelinha para mim!
Camisas: 7 (-1) 
Finalmente mandei embora uma camisa que sempre achei linda, mas nunca me senti confortável usando! No mais, esse é um ponto sensível: vou ter que abordar a questão de forma mais agressiva. Nesses últimos meses utilizei peças que eu gostava mais, portanto não dá muito para avaliar as outras que estavam guardadas. Percebi que ficava muitos dias sem usar uma camisa social, porque na verdade não é super fundamental para mim: entre vestidos e outras blusas, sobra pouco espaço para usar camisas sociais no meu dia-a-dia, além não serem as peças mais confortáveis. Me incomoda a facilidade com que essas peças amassam durante o uso!
Camisetas: 7 (-3)
Desapeguei novamente da camiseta branca básica que eu tinha resgatado da pilha de destralhe da ultima vez, além de outras duas.
Regatas e outras: 6 (-3;+2)
Estou próxima de um número que me deixa super feliz! Gosto muito de regatas, acho super versátil e prático para as sobreposições. Acabei ganhando uma de Natal mas depois de usa-las algumas vezes percebi que ela é tão gostosa que nem consegui ficar chateada pela aquisição inesperada!
Malhas e blusas: 13 (-2)
Um pouco menos, um pouco de cada vez! Acho que o progresso maior aqui vai ser nos ciclos mais próximos do inverno. 
Lenços e cachecóis: 6 
Igual ao registro anterior, eu sei que eu não uso todos mas fico com dó (sim, também passo por isso!) de mandar embora!
Calçados: 14 (-8)
Vamos todos parar para admirar esse número lindo! Sério, mal acreditei! Já tinha feito os destralhes e não satisfeita revisitei essa categoria com a prova de fogo: experimentando um por um. Foi decisivo! Ainda quero diminuir? Sim, claro, com certeza! Sei mais ou menos quais quero mandar embora? Sim, eu sei! Mas calma, tudo a seu tempo, por hora estou feliz!
Acessórios: 25 (-1; +5)
Ganhei um brinco dourado que eu amei tanto que acabei comprando um sósia prateado para poder usar mais vezes! Isso porque eu nem gostava de usar brincos em primeiro lugar... Meu irmão me deu o nosso óculos escuro compartilhado, oba! Acabei adotando um colar da minha mãe que eu estava usando direto. E, como me desfiz dos meus sutiãs de alça nadador, comprei um adaptador de alças de sutiã.
Bolsas, carteiras e afins: 21 (-3;+5)
Ganhei duas bolsas no serviço, me desfiz de algumas pequenas e resolvi incluir na lista uns porta-moedas que estavam perdidos por aqui!
Roupa de cama e banho: 27 (-3;+2)
Quando finalmente me desfaço de 3 peças, a vida me dá outras peças... E peças que eu podia passar super bem sem!
Total: 190
Confesso que estou pensando em parar de abordar esse assunto por aqui esse ano. Parece algo meio sem propósito e que não acrescenta em nada para os leitores. Além disso, como eu mencionei antes, esse ano eu meio que estou mais na vibe de aproveitar o que eu já conquistei. Não quero que pareça que quero chegar aos 100 objetos porque sou melhor do que alguém, mas a ideia era testar meus limites e depois de zerar, começar a reconstruir minhas expectativas. Os ciclos de destralhe servem muito mais para um registro do meu progresso, gosto de analisar minha evolução. No final, continuo um tanto na mesma: um pouco daquilo que eu gosto muito, muito daquilo que é indiferente e uma parcela razoável de coisas que eu sei que vão ir embora em algum momento!

13 comentários

  1. Achei legal o post, me deu a ideia de inventariar minhas coisas também. Continue postando! Você faz inventario de tudo o só do guarda-roupa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allan,
      Acho super válido! Você já viu o post sobre os motivos que eu acho importante inventariar seus objetos? Talvez você goste: http://apenasumenoventaenove.blogspot.com/2014/05/3-motivos-para-voce-fazer-um-inventario.html

      E sim, eu estou considerando fazer um inventário de tudo, mas vou adicionando aos poucos porque a primeira listagem sempre dá um certo trabalho!

      Beijão!

      Excluir
  2. Tate! Que delícia ler seus posts agora diariamente!! E eu gosto muito dos seus posts sobre minimalismo.
    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palloma,

      Obrigada!! Delícia mesmo é ler esses comentários bacanas que vocês me deixam!!

      Beijão!!

      Excluir
  3. Acho mega útil post dessa natureza🙌 adoro a forma como vc escreve, continue nos deliciando com suas percepções e indagações de mundo!!!! Sou fã do blog 👌👌👌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline,

      Muito obrigada pelo carinho! Já mudei de ideia, pode deixar que os posts vão continuar sim!

      Beijão!!

      Excluir
  4. Ahhh...não para com esse tipo de post não...acho ótimo pq me faz refletir tb...eu continuo com uma média de 20/22 pares....ainda acho coisa demais e quero reduzir até o fim do ano... acabei ganhando uns no fim do ano...minha mãe repassou um que ela não usava e que pra mim será mais útil...e ganhei um par novo de sapatilhas...mas me desfiz de uma pouco antes disso. Então esse número pra mim não mudou muito (e faço revezamento pra usar tudo sempre)...mas no quesito roupas acho que sim (apesar de não ter contado)...me desfiz de muitas peças velhas e gastas demais e acabei ganhando algumas peças coringa (me desfiz mais do que ganhei e sempre que precisei comprar algo tirei algo velho e parado do guarda roupas)..rsrs...não almejo algum número mas ter um guarda roupas mais minimalista (com coisas de qualidade e que combinam entre si)...o que já me economiza bastante tempo na hora de escolher roupa para trabalhar ou sair..rsrs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, você falando sobre os calçados me fez perceber que nos últimos tempos meus calçados tem durado o exato período de um ciclo do guarda roupas minimalista! Como trabalho em um escritório da area financeira não da para ficar com o sapato meio estragadinho, pega super mal! Alias, pega mal em qualquer lugar, mas todo mundo ama aquele sapato mais surradinho né?
      Beijão! E fica tranquila que você chega lá!!

      Excluir
  5. Quanto aos sutiãs: não é só você! Tenho uns 5 conjuntos de calcinha e sutiã que não usava justamente por isso!

    Saias: eu adoro, desde as curtinhas jeans até as longas de malha, mas as curtinhas, apesar de ter umas 5, não uso porque ando de moto e fica muito "piriguete". Meu sonho é poder usar elas por aí... não tive coragem de me desfazer delas, mas pretendo usar mais no dia a dia, em casa mesmo.

    Não gostaria que você parasse com esse tipo de post, porque geralmente são esses que a gente considera 'inúteis' que muitas vezes inspiram os leitores a repensar a própria vida. Ia mesmo comentar com você que estou pensando em inventariar o meu guarda-roupa de acordo com os seus posts e depois fazer o planejamento de guarda-roupa minimalista de acordo com o Capsule Wardrobe. Estou tão animada que estou também pensando em fazer uma série de posts sobre o assunto lá no Hello Quietude. Tenho muitos problemas com o mundo 'fashion', compro por emoção e compro errado, e acabo sem dinheiro e com roupas que não tem nada a ver comigo.

    Continua, vai! (e se eu conseguir fazer o inventário das minhas eu te conto quantos itens deu)
    :)

    http://helloquietude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna,

      Obrigada pelo carinho! E por fazer eu me sentir menos doida com essa história dos sutiãs também! rs Acho que fico com essa impressão porque tem muita gente que le, adora, mas eu não sei pois não tenho um feedback mesmo, uma coisa que eu acho triste na verdade. Quero tentar achar outra opção mesmo.

      E eu vou adorar saber seus números haha

      Beijão!

      Excluir
  6. Tate, não para com estes posts, eles são importantes, por causa deles que eu fiz uma limpa no meu guarda roupas, eu adoro seus posts, pra mim você podia postar 10x por dia que tá tudo bem ahhaha continua com o post, please?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jojo,

      Sua fofa! Pode deixar que não está mais aqui quem falou! Vou continuar sim, e prometo falar mais do assunto até! E fico feliz de saber que você fez uma limpa no guarda roupas! Eba!

      Beijão!

      Excluir
  7. PARA TUDO que terminei meu inventário! A minha difere da sua porque não contabilizei acessórios ainda e não contei também roupa de banho (não uso) lenços e cachecóis (não uso), e roupas de cama e banho porque ainda vou mexer nesse departamento. TOTAL: 197 itens. Pensei que fosse muito mais! Os itens que mais tenho são: calcinhas (30), sapatos (26), t-shirts (16), sutiãs (14) e calças (11). Vestidos tenho 16 mas só uso 6, acredita? Vou montar um bazar! Vou vender tuuuudo... E vou montar meu guarda-roupa com peças que uso de verdade! Menina esse negócio do inventário é sensacional!

    Beijão!

    ResponderExcluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)