Como eu organizo meu iPhone

12:06

Aproveitando o gancho do post de ontem, e a dica da leitora @mayaracristiness la no Instagram, hoje vou falar um pouco sobre como eu organizo meu iPhone, com relação aos aplicativos.
Clique na imagem para ampliar!
Eu separo meus aplicativos de acordo com o tipo de uso que eu faço deles. No iPhone não existe um "menu" de aplicativos, por isso todos ficam sempre ali, expostos na "área de trabalho". Existe a opção de criarmos uma pasta de aplicativos (arrastando um aplicativo para cima de outro), porém eu gosto do fato de os aplicativos não ficarem escondidos: assim eles são utilizados! Com isso, tenho um total de 5 telas no meu aparelho:

  1. Produtividade, organização pessoal e interação social (relógio, calculadora, previsão do tempo, lembretes, notas, Evernote, 30/30, mensagens, email e Whatsapp)
  2. Imagem&Vídeo (galeria de fotos, câmera, galeria de vídeos, Instagram, Pinterest, Netflix, Flickr, Polyvore, Moldiv, Fonta e CamMe)
  3. Consultas&Localização (Shazam, Ticket, Onde Está Meu Ônibus?, Guia Médico, Letras de Música e mapa do Metrô de São Paulo)
  4. Não uso e configurações (alguns aplicativos que vieram no aparelho e eu nunca usei, App Store, iTunes Store e Ajustes)
  5. Jogos (não coloquei na imagem acima)
Com relação a parte estética/visual existem várias maneiras de tornar a experiência do usuário mais agradável. Separei alguns exemplos de fundos de tela que você encontra facilmente por aí com apenas uma pesquisa rápida. É muito comum, por exemplo, encontrar alguns que imitam pequenas estantes onde os ícones dos aplicativos ficam "acomodados". Eu, geralmente, não gosto de algo tão poluído, mas enquanto pesquisava imagens para mostrar aqui, encontrei esse com o tema do Star Wars e resolvi fazer um teste! Eu não estava convencida sobre a mistura dos ícones dos aplicativos com os desenhos do fundo, mas percebi que quando estou procurando um aplicativo específico (ou seja, quando estou focada!) não interefere/incomoda em nada! Por outro lado, não me dei bem com esse modelo listrado roxo com as etiquetas dos tipos de aplicativos colocar em cada faixa, porque ele não atendeu às minhas necessidades, mas é uma ideia super bacana também! Em geral na tela de bloqueio eu coloco imagens com frases inspiradoras. Além disso eu tento a criar uma ordem mais equilibrada de cores, de maneira a tornar a visualização mais agradável e menos contrastante. 
Acredito que a organização funciona melhor por ter um sentido na ordenação dos aplicativos. Claro que também devemos destralhar os aplicativos de tempos em tempos, senão não há organização que de jeito!

3 comentários

  1. Meu celular é da turma antiga, que não tem nem Android...um verdadeiro sobrevivente na era dos smartphones kkk
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Poxa, adorei esse post e fiquei curiosa... Quanto de memória tem o seu iPhone? O meu é de 8GB e eu desconfio que não cabe tudo isso de app + música + fotos. Será? Tenho 2 telas. A primeira é com os apps soltos como o seu, e a segunda tem duas pastas que eu dei os nomes de "utilitários" e "serviços". Não tenho tantos aplicativos e sempre que baixo um que não "se faz presente" durante um bom tempo, excluo. Fiquei com vontade de fazer um post como esse. Super legal!

    ResponderExcluir
  3. Confesso que hoje não tenho mais paciência pra celular. Acabei me rendendo a um android (um da Samsung mais barato) por causa do whatsapp (ninguém mais respondia minhas sms), mas é a única coisa que instalei nele. Só tenho uma tela com papel de parede preto e nenhum ícone, fora os que vem na barra de baixo (ligações, contatos, mensagens e início). Minimalismo dominando, hahaha.

    ResponderExcluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)