Um final de semana inusitado

09:00

Nesse fim de semana consegui realizar um desejo antigo: fazer a minha mãe destralhar seu guarda-roupas! No sábado eu, ela e a minha cunhada ficamos das dez da noite até as duas da manhã fazendo isso. Tão tarde porque ela me enrolou o dia inteiro. Mas enfim, começamos e conseguimos!
No começo ela estava meio retraída. Eu fui tirando peça por peça do guarda-roupas e mostrando no cabide e ela tinha que falar se sim ou não. Mais do que confiar em suas palavras, eu me baseei em suas expressões faciais ao ver as peças para avaliar o nível de conforto em desapegar ou não. A coisa toda se desenrolou de verdade quando insistimos para que ela experimentasse as peças, ao invés de apenas avalia-las penduradas no cabide. Minha mãe recentemente emagreceu bastante, então era obvio que isso precisava ser feito. No final acabamos com uma caixa de roupas para lavar, outra de roupas para ajustar e ainda ficarão faltando as roupas que estavam na lavanderia, esperando para serem passadas. 
Mas, apesar de toda hesitação inicial, ela mesma ficou comentando sobre as roupas que estavam sobrando para avaliar se devíamos mandar embora ou não. Para completar, ela acabou ficando com alguns dos sapatos que eu ia me desfazer: as vezes eu esqueço que minha mãe também é uma mulher, e como mulher tem suas quedinhas por sapatos novos. Foi bem divertido e isso tornou o processo leve. Deu também para ela valiar o quanto ela emagreceu de verdade, e talvez estabelecer uma nova relação com as suas roupas. Ter uma aliada no processo também foi ótimo, pois guiamos muitas das decisões quando ela ficava obviamente em dúvida com algo. Por último, acredito que, apesar de um passo pequeno, consegui instalar a ideia do desapego, mesmo que de leve. Vou continuar buscando lugares onde aplicar o desapego junto dela, assim posso passar para essa pessoa tão importante um pouquinho do conhecimento que venho acumulando ao longo dos anos.

8 comentários

  1. Que bacana essa sua ideia! Já falei pra minha mãe que no próximo final de semana em que tiver aula (que é quando não encontro o namorado que mora n'outra cidade) também vamos fazer um destralhamento no guarda roupas dela porque está precisando urgentemente! Ela tem mt sapato, mta roupa que nem usa direito! Espero que ela se anime o tanto quanto eu estou animada! Rs... Será?

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, que legal! Acho que se você tornar o processo divertido ela vai se animar sim! No amor e no destralhe vale de tudo! rs Demorei muito tempo para convencer minha mãe a desapegar, então se você já chegou lá é meio caminho andado! Me conta depois?

      Beijão!

      Excluir
  2. Ah, vou te contar a minha história com meu 'namorido'. Ele é praticamente um colecionador de camisetas de banda, deve ter mais de 40 facilmente. Como são todas pretas, era muito difícil manter organizado em prateleiras. Aí um dia ele pediu pra comprarmos uns cabides que deixaria as camisas neles, facilitando encontrar alguma específica. Eu concordei com a condição de que ele olhasse todo o guarda-roupa dele e decidisse doar algumas. Tinha coisas que ele não usava há mais de 2 anos porque nem sequer sabia onde estavam!
    Olhamos peça por peça, separamos duas sacolas só de camisas, e apenas umas 4 ou 5 ele ficou olhando com uma carinha de "deixa eu ficar" e decidimos que voltaria pro armário desde que ele se comprometesse a usar. Até agora está indo tudo bem!

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, fico feliz! Desapegar de coleção de camiseta de banda requer uma força de vontade gigantesca!
      Beijão!

      Excluir
  3. Nossa, adorei esse post e adoraria que minha mãe seguisse esse exemplo mas ela as vezes se ofende quando toco no assunto mesmo me dispondo a ajuda-la. E ela tem tantas coisas...mas vez ou outra ela segue meu exemplo e coloca umas coisas fora...ainda que raramente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que minha mãe usualmente fica ofendida quando comento sobre destralhar com ela, esse dia ela me enrolou até bem tarde para tentar fugir! rs
      Beijão!

      Excluir
  4. Se fosse a minha mãe, eu teria tirado um caminhão inteiro kkkkkkkk
    Mas ela jamais deixaria encostar nas roupas dela (que ela não usa há mais de 20 anos...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, a minha também não deixava não! Ela foi amolecendo com o tempo! rs
      Beijos!

      Excluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)