Sobre apartamentos e metros quadrados

09:00

Por curiosidade quis saber quanto estava o aluguel de um apartamento que fica a dois quarteirões do serviço. Liguei e ficaram de me retornar. O tal do corretor me ligou e começou a falar de como o apartamento estava lindo, com armários e três quartos. Com a sala para três ambientes e a cozinha planejada. Que eram apenas dois apartamentos por andar, que o condomínio era baratinho, apenas mil dinheiros. E o aluguel? Apenas dois mil e novecentos dinheiros.
E o mais engraçado foi o seguinte: muito antes de ele me passar o valor, eu fiquei horrorizada com o tamanho do local. Por algum motivo muito bizarro eu não gostei do fato do apartamento ter três quartos e cozinha planejada, com sala para três ambientes e piscina. 
E isso me deixou pensativa, pois gosto de ambientes amplos, casas grandes. Ou eu costumava gostar. Eu gostava de cores e estampas, e agora, depois de ter comprado roupas e roupas de cama coloridas eu senti uma necessidade fortíssima de trocar tudo por lençóis brancos. Eu era a menina do cabelo cor de rosa, e pela primeira vez nos últimos dez anos eu estou deixando meu cabelo voltar ao natural. Eu tenho apenas uma sapatilha e ela é vermelha, e estou aflita por comprar uma sapatilha nude (nome bonito para bege) e uma preta, porque essa sapatilha vermelha me incomoda.
Estou me sentindo deslocada de mim mesma, e isso é perturbador. Parece que existem duas personalidades conflitantes dentro de mim, uma querendo ficar e outra querendo avançar.
Não quero ter filhos, não quero o big&white weeding ( aquelas festa de casamento massivas e caras que somos obrigadas a sonhar desde pequenas), apenas uma reunião pequena para marcar o acontecimento. Não quero mais ter celular e a obrigação de atende-lo toda vez que toca, ou responder todas as mensagens, ou colocar crédito todos os meses. E o pior de tudo isso é que estou me sentindo culpada por não querer essas coisas!
Não quero escolher presentes de Natal, ou comprar uma roupa nova para passar o Ano Novo. Não quero ter que passar pelo martírio das ceias de final de ano! Não quero ligar o computador nos finais de semana, ou ter uma conta no Facebook. Não quero ter que ficar conversando com pessoas que não agregam valor algum à minha vida, apenas porque isso é o educado a se fazer. Não quero ter que convidar as pessoas para ir comer na minha casa quando eu finalmente tiver uma, e receber visitas.
Eu não quero essas coisas para mim, para a minha vida. Eu acho que nasci com algum tipo de defeito de fabricação, porque eu olho à minha volta e eu vejo as pessoas querendo tanto isso e eu não. Só quero ser eu mesma, a Tatiana chata de sempre. Será que eu posso?
E só para constar, eu disse para o tal do corretor que eu não estava buscando uma coisa tão grandiosa ou dispendiosa. Ele não entendeu.

13 comentários

  1. Nooossa, parece a minha descrição neste exato momento...!
    comecei este ano um destralhamento completo e acabo este ano com a certeza de que sempre fui assim, meio 'fora do contexto' do tem de ser, tem de fazer, tem de comprar... acho que por isso nunca me senti confortável. agora me encontrei. Estranho, né, nadar contra a maré!
    abraços
    Rosane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roseane, acho então que a gente se entende bem. Sempre me senti o peixe fora dágua, e a cada dia isso só fica pior! rs
      As vezes eu me questiono se não seria mais feliz se fosse igual a todo mundo...

      Beijão!

      Excluir
  2. toda mudança tira a gente do eixo mesmo! isso passa e depois vc se sente em " casa" novamente... até sua próxima mudança! Bjs s excelente final de semana! Nicoli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicoli, espero muito que você esteja certa! rs
      Beijão!

      Excluir
  3. Olá! Sigo seu post e leio sempre, mas nunca comentei... Até você escrever isso e eu não mais me sentir um ET! kkkkkkk Sério, eu me achava meio bicho do mato às vezes, porque eu odeio essas exposições exageradas (colocar tudo no Facebook, fazer festa gigante de casório só pra contar pra todo o mundo que fez festa, ir a eventos só pra não dizerem por aí que você é realmente diferente)... Enfim... ando tão cansada de tudo isso e tenho gostado tanto da minha própria companhia que não dá mais...

    Quanto ao apê "baratinho"... putz, caro pra caramba!!!

    Bjos e bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, obrigada pelo comentário! Quando eu escrevi esse texto senti um pouco de medo, mas ele está tendo um feedback super positivo! Viu só? Nós não somos as ET's que achavamos! Eba! rs
      Eu entendo esse seu cansaço muito bem. Tantas obrigações que não são nossas fazem peso na nossa vida, não é?
      Mas sempre que você se sentir sozinha e deslocada, lembra de mim! Nós somos muitas por aí!
      Beijão!

      Excluir
  4. Meu sonho era mudar para um apartamento quarto e sala! Mas meu marido insiste em continuar num dois quartos pq de vez em quando recebemos hópedes que passam pouquíssimas noites.
    Eu não teria cerimônia nenhuma em manter um sofá-cama na sala para essas raras ocasiões... Mas ainda estamos em negociação. Talvez uma mudança para outro dois quartos um pouco menor aconteça. Pretendo trocar espaço por uma localização mais central.
    Cândida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cândida, que pena que vocês ainda não entraram num consenso... Se vocês moram de aluguel seu marido poderia fazer um teste e se mudar para um ap menor. Afinal, sempre dá para voltar para outro maior depois. Espero que tudo se resolva de uma maneira a agradar aos dois! Vou ficar curiosa, me conta depois?!
      Beijão!

      Excluir
  5. Pois eu te entendo pq depois de passar o ano destralhando tb mudei muitos conceitos. Tenho dó de gastar com coisas inúteis, minhas compras (quando necessárias) são de coisas que vão durar bastante e são coisas que realmente vou usar. Aceite as mudanças, aceite essa fase sem culpas e siga em frente. Aprenda a admirar a nova "você" rsrsrs...pq acho que o pior mesmo é ver ao redor um monte de gente que não aceita mudar nada, que passa anos e anos igual, do mesmo jeito, no mesmo comodismo, sem enxergar outras coisas ou sem querer crescer. Faz parte da nossa evolução passar por mudanças!
    bjs.
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, obrigada pelo conselho. Acho que vou segui-lo, mesmo porque está complicado fazer diferente disso. Difícil mesmo é a reação dos meus pais com essas mudanças, afinal eles não entendem. Eu também tenho problemas com compras, afinal adora comprar roupas, mas tem horas que eu não consigo achar um bom motivo para comprar certas coisas.
      Beijão!

      Excluir
  6. E o mais interessante é quando você muda (neste sentido que vc descreveu no texto) e a família (e mesmo amigos) não conseguem/querem entender sua outra nova versão! E pior: ainda acham que conhecem vc melhor que VC mesmo... Haja paciência, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, aqui em casa as coisas estão meio feias para o meu lado. Meus pais dizem que eu só sei jogar as coisas fora! E o pior é que eu queria tanto compartilhar isso com a minha mãe! Ia fazer muito bem para ela, minimar as coisas sabe?

      Excluir
  7. Finalmente alguém que me entende! Tatiana, quero ser sua amiga! Rsrsrs

    ResponderExcluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)