Dica prática para organização das finanças!

21:25

A uns meses atrás eu estava futucando uma loja de variedades e encontrei pastas sanfonadas tamanho envelope por R$6,00. Uma era azul royal e outra rosa pink, e eu me apaixonei perdidamente por elas. Na hora tive intenção de organizar na pasta rosa a minha documentação e na pasta azul a documentação do meu namorido, maaas ao chegar em casa eu percebi que não ia rolar. Então as bonitas ficaram encostadinhas/jogadas/tralhando a mesa do computador por um tempão.
Mas nesse domingo último eu tive uma inspiração de como utiliza-las! Tcharam!

Na foto podemos ver que são ao todo três pastas. A preta eu já tinha e é tão velha que eu tá troquei o elástico dela pelo de uma agenda. Agora a explicação das pastas:
  • Preta: a pasta preta carrega as "Contas a Pagar". Escolhi a preta para essa função por elas ser mais discreta, ou seja, dá para jogar na bolsa e não chama atenção. Ela já tinha as abas internas etiquetadas com os meses, então não precisei ter esse trabalho. Eu coloco os boletos/contas na divisória do mês equivalente e os meus envelopes com as minhas areas de responsabilidade (farmácia, faculdade, etc...) também ficam dentro dela. Então, quando eu retiro o dinheiro do envelope "Farmácia" equivalente ao mês de janeiro, automaticamente movo o envelope vazio para o mês de fevereiro. Quando recebo a fatura do banco, ela vai direto para a pasta preta, até ser paga, e depois de paga ela vai para a pasta azul. A ideia é que essa pasta nunca fique abarrotada de papel, e quando eu tiver que sair para resolver meus pagamentos, apenas pego essa pasta, pois sei que dentro dela está tudo que eu preciso: dinheiro e boletos.
  • Azul: a pasta azul armazena as "Contas Pagas". A cor azul ficou com essa função porque quando nós temos nossas contas em dia, nós ficamos no azul! ;) Nela eu armazeno meus boletos pagos, demonstrativos de quitação de débitos, etc. Ao invés de divisórias mensais, ela está organizada por setores mais específicos: uma aba contém apenas as faturas do cartão, outra apenas os boletos da faculdade, outra apenas os carnês de lojas, e por aí vai. Ah, e lógico, ela apenas armazena a papelada do ano vigente, pois em janeiro eu guardo tudo em um arquivo morto.
  • Rosa: a pasta rosa cuida da parte mais colorida das finanças: os Investimentos! Por enquanto ela está guardando apenas os comprovantes de depósito na poupança, mas em breve vou tentar criar uma agenda de investimentos, com mais dados sobre os nossos planos futuros e sobre os custos disso. Vai ser bem bacana e vou dividir esse projeto com vocês, mas com a correria atual, está meio complicado dar o pontapé inicial.
Aqui no detalhe mostra a etiqueta que eu fiz para caracterizar as pastas. E nesse momento eu vou falar sobre um ponto sério: não se apeguem muito a aparência da sua organização. Eu sei que todo mundo queria ter uma etiquetadora, ou uma impressora que pudesse criar etiquetas personalizadas, um cortador profissional, uma guilhotina, ou dinheiro para mandar fazer tudo fora. Ok, eu também queria tudo isso (na verdade eu queria uma impressora que corta silhuetas, mãããs deixa pra lá...), mas a gente tem que trabalhar com o que tem a mão. Eu fiz as etiquetas, imprimi-as e recortei tudo na raça. Colei com fita adesiva larga, não com papel contact. As bordas não ficaram perfeitas, o acabamento não ficou lindo, mas eu fiz o que deu. Se no futuro eu puder melhorar isso, eu melhoro, senão, já está ótimo. Então não se martirize porque suas pastas não são novas ou coloridas, e suas etiquetas não são o cúmulo da perfeição. Apenas faça, com um papel qualquer, escrevendo de próprio punho. O importante é ser feito, frescuras a parte.
Ah, como eu sou muito demais, fiz as letras das etiquetas da mesma cor da pasta. Não deu para resistir.
Bom, o importante foi que eu transformei minhas pastas tralhas, em pastas super úteis na organização financeira, que nunca acaba, vale ressaltar. Apesar de não ser uma ideia incrível e inovadora, foi de muita utilidade, principalmente agora que eu voltei a trabalhar e tenho recebimentos semanais. Pode se tornar muito confuso lidar com dinheiro se não tivermos já um esquema engatilhado, e isso essas pastas fornecem: eu recebo meu pagamento, vou na divisória do mês de janeiro, se não tiver nada ali significa que esse dinheiro está sobrando então posso colocar o dinheiro na poupança ou começar a adiantar as contas de fevereiro. Prático. Ah!, e economiza um espaço danado, já que elas são pequenas e cobrem o período de um ano.

7 comentários

  1. Cara, Tate, na boa, acho que vc deveria cursar economia e ser consultora de finanças! Vc é muito boa, sabia! Eu quando leio seus posts fico com esperança de realmente sair do vermelho! Vou tentar por em pratica o lance dos envelopes agora, mas tô com medo de ser pouco dinheiro pra muita conta. Mas tem de encarar né?
    Beijos pra vc a quem eu já admiro muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, não pensa assim! Posso te contar um segredo? No primeiro mês é assustador! Você fica com os nervos em frangalhos, perde o sono! Mas aí você percebe que as peças começam a se encaixar e bate aquela felicidade imensa! Faz os envelopes, congela o cartão! Eu tive que dar meus pulos para fazer funcionar, mas agora tudo anda tão bem que eu quitei minhas contas do mês e ainda tive 2 semanas de pagamento livres! O difícil é dar o pontapé inicial!
      Ah, e eu estou cogitando fazer a faculdade de economia sim, mas eu quero fazer uma boa faculdade, e infelizmente não posso pagar o preço dela agora! Mas está nos planos! Adoraria prestar consultoria financeira! Quem sabe não é esse meu destino?! Ia ser um prazer! Mas por enquanto eu vou ajudando com o que eu posso!
      E seus comentários me encorajam a fazer sempre mais! Beijão, e força na peruca!

      Excluir
    2. Obrigada por responder!
      Depois de conto!
      beijos e tudibão pra vc!!!

      Excluir
  2. Vc (como sempre) me deu uma ótima ideia. Estou querendo adotar o sistema de envelopes para separar o dinheiro que gasto no mês (igual vc faz). Mas eu não queria usar envelopes. hahaha. Vou comprar uma pasta sanfonada (mas aquela pequenininha, sabe?) e colocar o dinheiro nas divisórias! Acho que vai dar certo, não vai? =P Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hélida, se você não fizer dar certo, ninguém consegue! Me conta se você fizer, por favor!

      Beijos!

      Excluir
  3. Amo organização e seu blog me inspira a ser cada vez mais organizada.
    Quero colocar em prática o sistema dos envelopes e acredito que dará certo e com o tempo tudo irá se acertar...
    Já uso pasta sanfonada para arquivar contas e isso ajuda muito.
    Adoro a forma simples que vc escreve,explica suas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca o sistema em prática sim! Você que gosta de "DIY" vai se divertir personalizando os envelopes! E olha, bate um medão, mas dá super certo!
      E obrigada, eu acredito que a simplicidade é a chave nesse assunto!
      Beijão!

      Excluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)