E então a mão coça...

10:58

Quando eu tinha lá os meus 14 anos eu descobri uma paixão. A fotografia. Naquela época, idos de 2004, a internet não era tão desenvolvida. Não tínhamos redes sociais, o YouTube não era nem 10% do que é hoje e o Google era apenas uma ferramento de busca. Enfim, não existia informação com a facilidade que existe hoje. Comecei o meu primeiro blog aos 13, logo ganhei um photoshop do meu irmão mais velho e comecei a conhecer. Me apaixonei com as possibilidades. Amava fazer edição em cima de edição, mas eu não possuía sequer uma câmera meia boca. Então veio o Natal e eu ganhei a minha primeira câmera digital, daquelas beeem meia boca mesmo. Por volta dos 16 eu comecei a alimentar uma vontade de ter uma câmera profissional. Piorou profundamento quando, numa brincadeira, tirei fotos de uma amiga com o celular e ela foi chamada para ser modelo, por causa das fotos tiradas por mim. Em menos de 1 semana. Ainda lembro dela falando para minha mãe: "Tia, a Tate tem um dom, vocês deviam investir nisso! Ela tem um olho!" E minha mãe disse que sabia e que eles planejavam fazer isso. E eu, boba como sou, acreditei.
Estava entrando naquela fase onde os pais começam a prometer coisas que nunca vão se concretizar. "Não faremos festa de 15 anos, mas você vai para Portugal quando sua tia for para lá ano que vem! Não vou te dar nada de aniversário, mas em setembro eu pago suas aulas de direção. Não posso comprar uma câmera para você hoje, mas mês que vem a gente conversa."
Comecei a trabalhar e descobri a liberdade do dinheiro e do cartão de crédito. Lógico que essa liberdade se resumia a um limite de R$270,00, mas quem liga? Eu podia tudo. Veio o tempo e com ele eu comecei a trabalhar numa loja de brinquedos importados. A inauguração da loja foi um evento, e um fotógrafo da Folha de S. Paulo veio fazer umas fotos para a internet. Quando ele chegou e sacou seu material meu olhos quase caíram do rosto. Morrendo de medo de ele pensar que eu estava sendo interesseira, me aproximei e puxei assunto. Admiti meu amor pela arte e no final da conversa ele me deu um cartão dele com o endereço de uma das melhores lojas on-line de compras de câmera e as seguintes instruções: "Vá até o prédio da Folha, você tem que conhecer nosso estúdio fotográfico". Mas eu nunca fui. Tive problemas com outras vendedora da loja, e acabei saindo de lá. No dica de ir ao RH para fazer meu desligamento, durante nossa conversa, comentei que ia tentar investir nessa carreira, e o novo diretor da empresa ficou interessado. Me passou o contato do seu antigo trabalho e quando vi estava trabalhando numa loja de revelação digital. Tinha não sei quantos amigos fotógrafos, que ficavam zanzando com as suas Canon e Nikon na minha frente. Ouvia histórias de books feitos as 3 da manhã e ficava me mordendo por dentro. Ah, como eu queria a minha câmera profissional. Mas elas eram tão inacessíveis! Naquele tempo, você tinha que juntar dinheiro e comprar a vista, porque parcelamento só em 3 vezes, no máximo em 6. Mesmo assim, eu não entendia muito bem como mexer em uma. Eu pegava nelas, e ficava morrendo de medo de desregular, então só dava uns cliques e deixava para lá.
Quando trabalhava no salão veio minha primeira grande oportunidade. Meu noivo, que estava trabalhando na tal loja de revelação, me ligou falando que eles tinham feito um acordo com um site de compras coletivas e uma das câmeras semi profissionais da Sony estava a preço de banana! Não pensei duas vezes, e entrei na internet para comprar. Em menos de 2 horas depois as câmeras foram proibidas de serem vendidas pela Sony, pois o preço estava muito baixo, mas a minha chegou nas minhas mãos no mesmo dia (vantagens de conhecer metade da empresa e seu noivo trabalha nela). Me lembro que eu pulava tanto de felicidade que meu cabeleireiro-tutor-chefe-professor ficou impressionado e disse que nunca tinha visto tal explosão de felicidade, que dava até gosto. Então comecei a chorar. Vai entender...
Ao invés de aplacar minha vontade, essa câmera só serviu de combustível para incendiar mais ainda minha paixão pelas câmeras profissionais. Mergulhei atras de informações na internet, cada hora lendo uma resenha diferente. Cismei que queria uma Canon, meu noivo batia na tecla que eu devia pegar uma Nikon. Enquanto eu tentava decidir qual delas seria melhor, o desemprego veio se aproximando lentamente. E quando eu me dei conta eu não tinha mais renda alguma, apenas o salário do meu noivo. Bye, bye câmera profissional. Novamente.
Perdi a conta de quantas vezes as pessoas vieram me procurar para fazer um orçamento de book fotográfico. Mas nunca, nenhuma única vez, fechamos negócio. Eu ficava ansiosa por não ter uma câmera profissional e acabava estragando tudo. Até agora, que aparentemente eu recebi uma oportunidade nova, mas ainda não se concretizou.
"Mas, por que você está contando tudo isso Tate?" Porque novamente eu estou passando por essa angústia. Nas últimas semanas eu consegui topar com as melhores fontes de informação para a escolha da minha primeira câmera profissional. Finalmente decidi o modelo, achei a loja apropriada e possuo um cartão (congelado) com o limite necessário para efetuar a compra. Mesmo tendo um calendário com todos os meus pagamentos e recebimentos devidamente programados até março, mesmo sabendo que não daria certo fazer essa compra, meus pensamento ficam voltando para esse rumo de 5 em 5 minutos. E eu choro de tristeza e angústia, desejando por um momento não ter me decidido ser tão responsável financeiramente, desejando me permitir essa loucura, que nem é tão louca assim, se você for pensar que existe uma brecha para que eu consiga esse tão desejado sonho. Fico repassando o debate mental do "você não está em plenas condições disso agora, pois seus recebimentos ainda não tem fluxo garantido VS jogue-se, pois com essa câmera você vai produzir fotos melhores, fazer um trabalho melhor e atrair mais clientes, tanto para maquiagem, quanto para fotografia".
Não consigo racionalizar se isso é um investimento, um sonho se realizando, um capricho de menina mimada, um novo motivo para gastar...
Só sei que estou sentindo muita dor na alma, lá dentro do peito. Sei que choro pensando que esse parece mais um daqueles sonhos que eu tenho que parecem que nunca vão se concretizar. Em suma, eu só sei que agora, nesse exato momento, não consigo saber de nada. Fico pensando nos meus planos de arrumar um emprego assim que minhas aulas começarem, o que possibilitaria pagar as parcelas dessa câmera com sobra, fico pensando que estou tendo bastante procura pelo meu trabalho e que se continuar desse jeito consigo pagar, fico pensando que no serviço do meu noivo eles estão com um funcionário a menos, então ele começou a receber mais do que o que estamos acostumados...
Deus do céu, eu preciso de ajuda!

10 comentários

  1. Tati!! Nossa, somos muuuuuito parecidas!!! Eu sempre amei tirar fotos e ser fotografada desde pequena! Aos 13 anos ganhei minha primeira câmera digital! Antes eu tinha as de rolo de filme, mas agente nunca tinha dinheiro pra comprar filme e muito menos revelar. No mesmo ano eu fiz um blog e um fotolog... Nossa! Me sentia realizada! Depois fui melhorando de câmera em câmera e no ano passado eu ganhei a minha Nikon!!!! Perfeita, linda, e dificil de mexer, porque até então eu só sabia mexer nessas compactas que quase não é fácil... Só que com a correria da vida eu não consegui usa-la. Usei só na lua de mel... e para não deixar ela parada aqui eu estou vendendo ela. Levei ela essa semana para um fotografo que analisa máquinas fotográficas e ele disse que eu poderia vender como nova, porque está perfeita. Eu não sei a sua possibilidade e nem se é essa câmera que você quer, mas eu sou completamente aberta a negociar o preço e tbm não preciso receber o dindin dela a vista. Posso te mostrar e agente pode combinar de ir em algum lugar pra você testar ela! :D
    Eu não to querendo te empurrar nada não viu? Só senti que posso te ajudar ;)
    A minha camera é a Nikon D90 :)
    Qualquer coisa vc me fala!!!!
    Um beijo linda! Espero que dê tudo certo e vc consiga realizar seu sonho *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Val, sério que você vai vender ela? Vende não! Imagina que fotos lindas você vai poder tirar mais para frente? Dos seus filhos, das suas viagens!
      Pensa melhor amiga! A maioria das pessoas não usa câmeras constantemente, e boas câmeras acompanham a gente pela vida inteira! Meu pais têm câmeras com mais de 30 anos de idade! Ela pode estar encostadinha hoje, mas e se você se comprometer a mexer mais com ela?
      Beijo!

      Excluir
  2. Tati, é a segunda vez que eu venho aqui, mas vou comentar porque acho que esse é bem o tipo de angústia que eu teria. Há uns 2 meses, eu, que estou trabalhando somente em tempo parcial e, portanto, vivendo parcialmente de poupança, recebi uma oferta pra fazer um frila. Eu tava precisando de grana, mas quando eu fui conversar com a pessoa, ela simplesmente queria me empurrar um trabalho gigante (que era de responsabilidade dela, ela estava terceirizando o trabalho) por uma merreca. Inicialmente eu aceitei, mas depois pensei bem e percebi que ia ser uma roubada, eu ia me estressar e trabalhar feito uma camela para ganhar uma merreca. Falei com uma amiga e com minha terapeuta e as duas me disseram: não pegue o trabalho. Minha terapeuta chegou a me dizer "essas coisas a gente só faz quando a gente tem filho". Não peguei o trabalho. No mesmo dia uma amiga me passou um frila que me pagou exatamente o mesmo e me exigiu 1/10 do esforço e do tempo. To te contando isso porque minha opinião é que vc deve comprar a camera. Se isso é um sonho que vc está alimentando há tanto tempo, se vc pesquisou, isso não vai ser um dinheiro que vc está jogando fora. Se não tem ninguém que depende de vc, o que pior pode acontecer? minha opinião: vc vai se virar e arrumar a grana pra pagar.
    a gente veio no mundo pra ser feliz. vc já sabe que não é uma pessoa irresponsável, vc não está comprando algo que está fora das suas possibilidades, nem algo fútil, por puro capricho, etc.
    ser responsável também é saber se permitir dar prazeres e ser feliz.
    Vá atrás dos seus sonhos. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Boneca, sua opinião me ajudou demais! Eu vivo com o peso das opiniões dos meus pais nos ombros, por isso constantemente eu travo quando passo por momentos assim. Mas foi bom encarar a situação da maneiro como você colocou. Alias, me fez pensar tanto que vou escrever aqui no blog sobre minha decisão! Beijo, e muito obrigada!

      Excluir
  3. Olá, vou contar um pouco da minha história e um pouco do que eu aprendi sobre fotografia e o trabalho de ser fotografo.
    Vamos lá, eu fiz um caminho inverso, eu entrei na fotografia como um hobby e depois acabou virando um trabalho.
    Primeiramente, se você quer fazer isso, faça! Independente de terem te pedido orçamento, se quer fazer, faz.
    Porém não espere que todas as pessoas voltem te pedido orçamento, pedir orçamento e acabar não fazendo é algo comum na fotografia, uma porque sempre tem alguém que cobra mais barato, e as vezes a pessoa desisti de gastar dinheiro com isso.
    Sobre a câmera, escolha a que você se sentir melhor, pega na mão, gosto mais de qual, então é essa ( estou me referindo a marca), o modelo pra começar a trabalhar não precisa ser top, longe disso, uma D90 da Nikon ou outra na mesma faixa é ótimo, outra preocupação é um flash , se você quer trabalhar você precisa de um flash isso é fato. Um bom flash salva muitas situações.
    Quanto a cursos, sinceramente não recomendo nenhum, por nunca ter feito, só não acho necessidade de se fazer faculdade, é muito caro pra algo que acredito que possa ser aprendido sozinho, tanto o contexto histórico como o conceito técnico.
    Mais vale a pena um bom workshop do que um curso de longa duração.
    Como profissão é lindo, porém nem sempre é rápido o dinheiro e tempo investido nisso, eu entrei nessa por pura oportunidade, comprei uma câmera mas só pra hobby e quando vi já tinha virado um trabalho.
    Acho que se você quer sempre sonhou em ter, vai e compra ( e de preferência compre barato , olhe os coreanos da paulista, sempre chora o preço), vai sem medo,seu sucesso na profissão vai depender seu esforço e um pouco de q.i, mas mesmo que nada de certo, você terá a câmera que sempre quis ter e vai se divertir de qualquer forma.
    A única observação é que como fotografo free lancer, você pode ter um mês ótimo e 4 meses péssimos, pensando apenas pelo lado profissional da coisa.
    Alias foi por isso que eu me ausentei da fotografia, tive um ano ótimo e depois 6 meses péssimos, então é algo pra se colocar na balança , sobre sair de um emprego pra fazer etc...não é impossível mas demora algum tempo pra que você tenha um retorno e possa viver do que trabalha.
    Essa é minha opinião, não sei se ajudei ou compliquei mais espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, eu não tenho intenção de fazer da fotografia profissão, pelo menos por hora. Como eu atualmente trabalho na área da beleza, estou sentindo falta de uma câmera para documentar meu trabalho!
      Sem contar o amor! A o amor por fotografia!
      Obrigada pela sua opinião! Fiquei surpresa, por é a primeira vez que um homem comenta aqui!
      Beijão!

      Excluir
    2. entendi tudo errado então hahaha
      Então já que se gosta de nikon, da uma olhada na 5100 e 3100 são as câmeras de entrada da nikon, tenho uma D5000.
      Se quiser ver umas fotos tirada com a 5000, tem o meu site www.felipeventura.com.br e meu flickr http://www.flickr.com/photos/febatista, eu to satisfeito com ela acredito que pra documentar seu trabalho também tem câmera de sobra...

      imaginei que fosse a primeira vez hahaha, gosto de blogs de organização/minimalismo etc..

      boa sorte na sua jornada, espero que consiga comprar, eu sei bem como é escolher e conseguir levar pra casa..da até nome pra câmera, mas já me curei disso.

      Excluir
    3. Haha, o objeto da minha aflição é exatamente a D5100. Foi o visor giratório que me derrubou, eu tenho uma coisa com visor giratório... Vou ver suas fotos, eu estou indo atras de trabalhos feitos com a câmera para ver se atende minhas expectativas! Obrigada por ter vindo aqui e volte sempre!

      Excluir
  4. Posso te dizer que tbm passo por momentos de angustia e até pensar em desistir de sonhar em fazer um curso de fotografia,por não ter condições financeiras e tempo,mas meu marido não me deixa desanimar apesar de parecer algo impossivel de aconter.
    Trabalho em um escritorio de contabilidade vai fazer 7 anos foi meu primeiro emprego,ou seja, tudo que sei fazer aprendi neste emprego,porém não foi algo que eu escolhi...simplismente arrumei um emprego e me acostumei com ele o que não me deixa feliz pois não me sinto satisfeita por não ser algo que gostaria de trabalhar...minha vontado atual é sair do emprego e tentar trabalhar com atesanato,fotografia e decoração com balões que são coisas que gosto e tenho habilidade mas no momento não tenho condições de fazer isso por causa da minha situação financeira que se desestabilizou por causa da compra do apartamento e um impresvisto com o carro...mas quem sabe com a ajuda do seu blog logo consigo colocar tudo em ordem e realizar o planejado....

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que você deve aproveitar sua situação financeira atual para se lançar também como fotografa e artesã, afinal, você está mesmo precisando de dinheiro! Assim você pode usar seu tempo livre para investir nesses hobbies! Lógico que eu estou falando sem saber 100% da situação, mas tente fazer acontecer, pois posso dizer por experiência própria que acontece! ;)
    Estou torcendo por vocês!

    ResponderExcluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)