Não saia jogando tudo fora!

09:00

Estou vivendo um impasse com essa história de simplificar. Eu queria muito chegar em casa hoje e tirar tudo de dentro do meu quarto, e depois só devolver o que eu realmente uso. E o resto? Mandar embora! Mas não é assim que funciona, não é assim que a banda toca.
Não me entenda errado, eu sou uma destralhadora de carteirinha. Faço pequenos destralhes quase diariamente. Mas não acho certo me desfazer de tudo sabendo que tem gente por aí que não tem condições para ter sequer metade daquilo. Por exemplo, eu tenho dois tênis para exercícios, e isso já é um a mais do que o necessário. Um deles é o meu favorito e o outro está tão novo que ainda machuca por não ter sido usado, apesar de ter sido ganhado primeiro. "Manda embora!" Não, não é assim. Mandar embora para ter que comprar um daqui a uns tempos porque o favorito rasgou? Ou ter que ficar sem treinar porque o favorito está lavando?
Sei que parece discurso de quem não consegue desapegar, mas não é esse o caso. Eu penso em todo o custo desse objeto. Ele foi produzido em algum lugar, por alguém. Talvez tenha sido feito por uma criança. Ele foi transportado, talvez por mar, talvez por ar, talvez por terra, com todos os custos que isso acarreta para o planeta. Ele foi comprado com o dinheiro de alguém, ou seja, com o suor, o cansaço e o trabalho de uma pessoa. E dai apareço eu e simplesmente ignoro tudo isso e tiro ele da minha vida? Não, isso não está certo.
Então como você vai simplificar sua vida? Simples. Parando hoje de comprar novos objetos, sabendo como sei que tenho eles aos montes em casa. Simplificar de maneira inteligente exige paciência. Você pode destralhar todas aquelas coisas obvias e aqueles objetos do famoso "e se", mas tenha consciência de qual o custo disso. Mandar embora o que se tem apenas para voltar a comprar uma versão nova não é a minha definição de ato consciente. Use, use e use até o fim. Quando estragar, mas estragar de verdade, se desfaça. Tente viver sem, mas se realmente não der compre um novo.
Ainda está louco de vontade de desapegar de tudo? Comece primeiro se desapegando da vaidade de ter a última, mais bonita e mais moderna versão das coisas. Quando você chegar lá (eu mesma estou trabalhando nisso!) você estará no caminho certo.

6 comentários

  1. Concordo demais!
    Sabe, andei até um pouco desanimada com alguns blogs minimalistas, pois me parece que algumas pessoas foram tomadas por um espírito de "tem que desapegar por desapegar" e acaba fazendo isso sem refletir muito... Eu diria até que às vezes parece uma competição para ver quem "desapega" mais... o que foge totalmente da essência do negócio.
    Como você bem disse, vamos desapegar primeiro da vaidade, não só aquela de querer a melhor versão das coisas, como também a de querer ser a melhor pessoa de todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elen, me sinto exatamente assim, principalmente quando leio conteúdo gringo. Esse pessoal não pesa as consequências de seus atos? Não é a toa que se chama consumo consciente, certo?
      Obrigada pela visita, pelo carinho e pelo apoio!
      Beijão!

      Excluir
  2. Adoreiii...falou tudo que eu penso..haha...
    Estou junto nesse caminho!! E não faço questão mais de ter as coisas da moda, descobri que meu guarda roupas (mesmo destralhado e com muita coisa doada) ainda oferece muitas roupas novas e com pouco uso e que com um pouco de criatividade parece que estou usando algo novo e não algo que ficou esquecido no armário..hahah..bj
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Vanessa, vou lançar uma campanha: bota para usar! Não parece tão difícil né?

      Beijão!

      Excluir
  3. Sinto exatamente a mesma coisa, tem dias que tenho vontade de esvaziar a casa, penso no tanto que seria mais facil, o que ja esta acontecendo, mas tem coisas que nao adianta, usar e a melhor maneira de minimizar. Mudando de assunto li outro dia nao me lembro qual o post que voce disse "melhor feito que perfeito", isso foi inspirador demais para mim, ate copiei a frase porque muitas coisas se tornam mais faceis se forem apenas feitas. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yara, fico absurdamente feliz de saber que aquela frase te fez tão bem. Eu te entendo de coração, pois sei o tamanho da mudança que ela fez em minha vida. Uma coisa tão simples, não é?

      Beijão, e volte sempre!

      Excluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)