Desperdício de papel

12:30

Se tem uma coisa que me da um aflição danada é desperdício de papel. No duro, sem considerar que nos vivemos uma época onde ser eco-Friendly esta na moda aqui no Brasil, eu sou assim desde que me conheço por gente. Recorto o papel todo e ainda guardo as sobrinhas. É um vício, quase um TOC, mas fazer o que?
O caso é que toda vez que eu pego um amontoadinho de papel que está destinado a ir para o lixo eu guardo. Nessa brincadeira eu acabei acumulando folhas de fichário, cadernos e agendas velhos, blocos de todo tipo, folhas que foram impressas para trabalhos ou qualquer outra bobeira, etc... Tenho até uma rotina que faço todo fim de ano: pego todos os cadernos e agendas e arranco as folhas velhas, deixando só as folhas brancas. O meu vício é tão grande que eu desmonto os cadernos e guardo as capas, para caso no futuro precise de um pedaço de papelão bom em algum projeto. Tenho uma caixa com essas coisas dentro da cama e elas já me salvaram algumas vezes.
Apesar disso foi apenas a alguns meses que eu reconheci a importância disso pra mim e resolvi organizar melhor meu mini-depósito. Eu costumava deixar os papéis todos em um contêiner que fica na mesa do computador, mas para pegar eles era uma luta, dava muito trabalho. Então um belo dia me ocorreu um lugar melhor para guardá-los: na estante, onde ficam a mão e eu posso pegar a qualquer momento, sem maiores comoções pelo quarto.
Esse é o meu mini-acervo de folhas. As caixas eu ganhei da minha mãe no ano passado, ela comprou uma preta e uma roxa para combinar com o meu edredom. Elas estavam em uma liquidação no supermercado e acho que ela não chegou a pagar nem R$10,00 em cada uma. Tem uma terceira laranja na cozinha que serve como arquivo de contas antigas. O material dela é igual ao de pastas plásticas. Elas estavam rodando pelo quarto, com um monte de tranqueira dentro. Isso também acontece com vocês? Lotam caixas com tralhas e nem mexem nelas depois? Pois é, eu resolvi que não ia mais ser assim. Agora a caixinha preta de baixo guarda minha cabeça de boneca para treino e o suporte dela e APENAS ISSO. "Mas Tate, é muita caixa para pouca coisa!" Sim, mas a caixa é para organizar, então tem que organizar o que é importante. Eu tinha essa mania de achar que a caixa só estava servindo ao seu propósito se tivesse abarrotada de coisas. Hoje eu acredito que elas servem para guardar o que importa.
Ao abrir a caixa nós vemos isso. Um pilha de papel. Eles estão separados em plásticos, assim as de fichários estão em um, as pautadas em outro, as de jornal em outro. Inclusive, eu odeio folhas de papel jornal, eu tinha que usar na escola nas aulas de Geometria, mas me obriguei a tirar o bloco da caixa e deixar no computador: agora todas as vezes que eu preciso colocar as idéias no papel eu uso esse bloco. E estou superando meu preconceito com ele! (PS: revisando o post, antes de publicar eu me toquei que minha última aula de geometria foi em 2004, ou seja, fazem apenas 8 anos que esse bloco estava rodando pelo meu quarto. Que vergonha!)
Aqui eu tentei mostrar a quantidade de papel que tem ali dentro. Quando eu preciso ou quero imprimir alguma coisa no computador, eu uso os papeis que já estão impressos de um lado, utilizando os dois lados dele. Depois que realmente não dá mais pra usar para nada eles são levados para um centro de reciclagem a uns dois quarteirões aqui de casa. Só uso folhas novas para imprimir coisas que são importantes, como boletos por exemplo. E as folhas da impressora, as novas, nem ficam aí, ficam em outra caixa em cima da impressora! Inclusive essa caixa em que elas estão é uma daquelas embalagens da O Boticário que eles lançam em datas especiais, para vender os kits deles. Alguém aí já reparou que elas são ótimas para guardar papel?
Aqui eu coloquei minha câmera compacta para mostrar mais ou menos o tamanho que é a caixa. Eu tenho muito orgulho dessa caixinha cheia de papel. Pareço uma boba. O que mais me deixa feliz é saber que eu posso usar minhas folhas sem peso na consciência. Ou seja, posso pegar elas para rabiscar e fazer arte a vontade, porque são folhas que estão sendo reaproveitadas!
Obviamente eu não acho muito saudável essa minha obsessão, teve uma vez que eu fui tentar imprimir um livro, e a impressora e eu nos desentendemos. Eu cheguei a usar os dois lados das folhas na tentativa, mas acho que a impressora não estava regulando bem naquele dia. Só sei que eu comecei a chorar com o peso da culpa de ter gastado tanto papel para nada, afinal não consegui imprimir o bendito. Mas eu guardei todas elas na caixinha e apesar de elas estarem usadas dos dois lados eu vou ainda arrumar uma maneira de reaproveitá-las. Por isso, não se baseiem tanto assim no meu exemplo, mas arrumem um centro de reaproveitamento de papel. Corte ele em tamanhos menores e faça bloquinhos para levar na bolsa ou deixar do lado do telefone. Use-os para forrar a mesa quando for fazer uma sujeira. Reaproveite-os.

9 comentários

  1. Eu uso muito a tática dos bloquinhos! E confesso que com papel solto eu até que era bem consciente, tentava reutilizar ao máximo e tal, mas com cadernos... ninguém me segurava! Cada visita à papelaria era uma aquisição!
    Aí quando comecei o processo de declutter em casa percebi que era a louca dos cadernos! Agora uso cada espacinho dos que eu tenho e prometi pra mim mesma que só comprarei outro quando acabar com os que já tenho aqui! E assim vamos nós! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu prometi que não vou visitar a Kalunga até terminar de usar o que eu tenho por aqui também, o tristeza :( Mas pelo menos ano que vem eu começo a faculdade e posso usar tudo mais rápido! \o/

      Excluir
  2. Eu faço isso também, há muitos anos! Uso muuuuito papel já usado, imprimindo do outro lado, e guardo os pedaços pequenos para bilhetinhos, etc. Tento nao acumular demais, quando vejo que tem muito eu dou pra minha mae ou levo pra reciclar. mas em geral nao tenho muito mais do que eu preciso pra usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico feliz de saber que eu não sou a única maníaca do diga-não-ao-desperdício-de-papel! \o/
      Eu guardo bastante pois sou muito visual, então eu PRECISO colocar minhas idéias no papel, senão minha cabeça fica rodando...

      Beijão Emilia!

      Excluir
  3. Não sei se o livro em questão foi o mesmo que li....
    Vc ainda tem??
    Lembra dele?
    Bjo gde
    To gostando do seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, foi a versão traduzida por fãs do último livro da saga Harry Potter. Eu e minha melhor amiga da escola (coincidentemente, uma Luana também!) estavamos tentando de todas as formas imprimi-lo e deu tudo muito errado. Hoje já não tenho mais nenhuma versão física dele, somente no meu Kindle!
      Obrigada pelo carinho!! Besos

      Excluir
    2. Tate, sou a mesma Luana!!!
      kkkkkkkkkkkkkkk
      Me lembro bem da cara dos seus pais qd viram a qtd de folhas!!!

      Excluir
    3. Bem imaginei! kkkk Eu ia perguntar, mas pensei que se não fosse seria absurdamente constrangedor! Lembra do meu pai??? Nossa, ele ficou horrorizado!! Ai, as idiotices que fazíamos quando éramos mais novas!!

      Excluir
  4. Eu também fui meio louca dos papéis. Ainda tenho 3 pilhas de papel de rascunho na estante e não consigo me desfazer. Confesso que uso pouco, mas uso. Parece caso para terapia, mas ainda não me desapeguei. É engraçado quando vemos pessoas com manias parecidas. Você ainda tem essas caixas ou agora já acabou?
    Beijo, Clara

    ResponderExcluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)