Procura-se um uniforme

22:50

E aí eu resolvi que seria interessante ter um uniforme. Sabe, aquela roupa que você usa todos os dias? Talvez, para deixar mais legal eu poderia chamá-lo de signature look. Mas o importante, no final, é a essência da coisa.
Desde nova, eu odeio me vestir. Simples assim. Meu relacionamento com o guarda-roupa sempre foi absurdamente conflitante: não gosto de nada do que tenho, saio para comprar algo novo, encontro algo que irá "mudar a minha vida" e, depois da segunda lavada, o sonho acabou. Sempre, sempre, todas as vezes, sempre acabo no mesmo lugar. Então, entre guarda-roupas minimalistas do Pinterest e do Youtube, Project 333 e Unfancy, e vai e vem, resolvi que quero adotar um uniforme, pelo menos para o trabalho.
Meu guarda roupas está apenas ligeiramente dividido entre trabalho e casual: tenho duas calças sociais, um vestido social e uma saia que uso apenas para o trabalho há anos (apesar de ela ter estampa de caveiras). Em geral, minhas blusas servem para ambos os ambientes, e, por mais engraçado que seja, acabo usando as camisas mais para sair do que para trabalhar. Meus looks para o final de semana são simples: bermuda jeans junto com uma das minhas blusinhas. Ponto. Para sair, uma saia, e as mesmas blusinhas. Ou seja: tenho um uniforme para os fins de semana, mas meu guarda roupas de trabalho é uma mistura de tudo.
Também tenho um problema sério com calças. Não suporto usar calças, apesar de tolerar o uso no inverno. Sabendo disso, e somando a minha pouca paciência para me vestir, cheguei a conclusão que a melhor peça de roupa para mim, no caso de um uniforme, seria um vestido. Com uma mistura de pesquisa (de mercado) e observação (do meu jeito de ser) consegui definir mais ou menos o modelo que me interessa: estruturado, porém solto, de um tecido mais grosso, porém leve, preto, ou cinza chumbo bem escuro, sem estampa. Com um corte evasê, ao invés de ficar mais colado ao corpo. Até agora, não tive sorte em encontrá-lo, porém acabei comprando um que está quase lá.
Esse vestido tem o corte que eu gostaria no meu "uniforme", porém é feito com um tecido leve e fino, pois é uma peça de verão. Não é exatamente o que tenho em mente, porém já é um alívio, pois com a ideia do jogo minimalista, que publiquei aqui no blog em Dezembro, acabei fazendo uma limpa gigantesca no meu guarda roupas e acabei sem nenhum vestido para o trabalho, tirando um que eu mantive apenas por precaução enquanto não achava O vestido. Ou será que são "os vestidos"? Também não elaborei ainda exatamente quantos vestidos serão. Talvez 2, talvez 3? Continuo apenas com dúvidas, sem nenhuma solução. 
O caso é: estou um pouco insegura e um tanto desconfortável com essa ideia. A vida é sempre um desfile de moda, e quebrar esse ciclo é complicado. Estou incerta, apesar de todos para quem contei minha ideia terem adorado. Estou receosa, mesmo sabendo que dificilmente alguém percebera que venho usando a mesma roupa ou o mesmo look  diariamente. Vim de uma escola particular com uniforme e sempre usei uniforme nos meus empregos anteriores. Porque agora, que fiz essa escolha conscientemente, estou com tanto medo de pular na piscina?
Eu acho que já encontrei meu uniforme. Botei alguns defeitos nele, mas tenho certeza que foi mais um mecanismo de defesa do que qualquer outra coisa. Apenas resta saber se serei corajosa o suficiente para vesti-lo, assim como tantas outras mulheres antes de mim. E você, abriria mão voluntariamente do seu direito de escolher uma roupa diferente todos os dias, em troca da sua liberdade de escolher se vestir sempre da mesma forma?

13 comentários

  1. É um vestido bem bonito!
    Já pensou em levar ele pra uma costureira e ela replicar num tecido que te agrada mais?
    Eu não uso um S.L, mas tenho um padrão, no geral minhas roupas são pretas e lisas/pouca estampa. E os vestidos modelos similares ao da foto, sempre em tons escuros.

    Boa sorte na sua busca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luda, sabe que eu estava até considerando tentar fazer o vestido sozinha, mas talvez uma costureira seja mais seguro hahaha. Não tenho um signature look, mas tenho poucas roupas então acaba sendo um, no final das contas!
      Besos!

      Excluir
  2. Ficou super bonitinha com o vestido!

    Confesso que eu já tenho um uniforme, amo calça jeans e blusinhas de tecidos leves, tenho sem manga e com manga, e estou sempre assim no trabalho! É muito prático pois nunca preciso pensar no que vestir...

    Beijos

    http://minhanadavidaorganizada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drevys, poxa que inveja! Não suporto usar calça jeans... :(
      Besos!

      Excluir
  3. E eu achei que era a única mulher no mundo que odeia o momento de escolher roupa. Até comprar é triste pra mim. Infelizmente minha situação financeira não me permite mudar as roupas do meu guarda-roupa, mas assim como você, amo vestidos. Peça única, colocou e pronto, sem ter que combinar, sem ter que pensar muito. E se for confortável, então, melhor ainda.
    Gosto muito da ideia de uniforme, ajuda bastante para não ter que ficar pensando todos os dias, economiza tempo, e eu acho que economiza dinheiro também, quando a gente não quer repetir roupa tem que comprar mais.
    Quer uma dica? Procure uma costureira. Ela vai fazer o vestido do jeito que você quer, no tamanho exato pro seu corpo, e você pode escolher um tecido de qualidade e ter uma peça durável.
    Mas este aí, está muito bonito. Parece bem confortável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, você não está sozinha, toca aqui! o/ Eu vivo zapeando as lojas atrás de um achado, mas o processo de comprar alguma coisa, para mim, é absurdamente exaustivo... Estou considerando seriamente a ideia da costureira!
      Besos!

      Excluir
  4. Oi Tati! Não uso uniforme, porém devo trabalhar de social. Então separei umas roupas só para trabalhar, que acabam sendo meu uniforme. São: uma camisa para cada dia, duas calças pretas e dois sapatos, um marrom e outro preto, assim alterno os sapatos e as calças. O Ponto positivo é que essas roupas são só para trabalho, ainda pretendo comprar mais duas calças e um sapato novo, visto que as outras calças que eu tinha eu perdi pq engordei e o sapato está velhinho, então: Na minha opinião você não precisa necessariamente usar uma peça de roupa todos os dias, compre no mínimo cinco - e se puder peças que façam combinações - assim você tem roupa exclusiva para o trabalho a semana toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Allan! Aqui no meu escritório o código é social também, mas como mulher podemos fugir um pouco do fatídico combo camisa social e calça. Pensei em um vestido único como uma forma de renúncia do vício da roupa nova, mas poderiam ser quatro vestidos escuros, cada um dentro no seu próprio estilo, por exemplo!
      Besos!

      Excluir
  5. Se vc já tem o modelo que quer, já sabe mais ou menos o tecido que quer, então é uma ótima dica ir na costureira, fica do jeito que vc quer é acaba sendo uma peça única. Meu uniforme da vida são saias rodadas com blusinhas fofas, mas sou chata pra escolher saia e na maioria das vezes não gosto, então é mais fácil eu comprar o pano e levar a costureira pq o pano é com o peso que quero é o corte da saia Tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivy, compartilhamos do mesmo defeito então: excesso de chatice! Não é qualquer coisa que me convence a puxar a carteira não!
      Besos!

      Excluir
  6. Olá! Obrigada pelo seu comentário no meu post, te respondi por lá.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  7. E eu estou precisando refazer a limpa no meu guarda roupa novamente. A última foi feita em outubro e já acumulei bugigangas. Gostei do look e da ideia do "uniforme".
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Meu uniforme do trabalho é: calça legging preta, sapatilha preta e uma blusa básica mais loguinha, pra cobrir atrás - e tá ótimo rs. Até o cabelo tenho usado igual alguns dias (um tipo de trança embutida). Acho ótima essa ideia de você criar um uniforme, bem mais prático!

    E eu amei esse vestido <3 Amo listras!

    Bjs :*

    ResponderExcluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)