Sobre foco, destralhes e bagunças aleatórias

12:01

Esse ano li dois livros que mudaram minha vida (sem exageros). O primeiro, já comentado aqui, foi a Mágica da Arrumação, da organizadora de residências Marie Kondo. O segundo, cuja leitura terminei essa semana, é a nova edição do livro do David Allen, A Arte de Fazer Acontecer (ou GTD para os mais familiarizados com o método). Eu já conhecia o GTD e tinha uma boa noção a respeito de organização, tendo eu mesma feito um curso a respeito há alguns anos atrás, mas a visão passada pelos dois autores a respeito de como administrar os aspectos de nossas vidas foram esclarecedoras de uma forma surpreendente! Deixando minha arrogância de lado, admito que a essa altura achava que já havia lido tudo que há para saber sobre assuntos como desapego, minimalismo e prioridades de vida, mas (que sorte a minha!) estava redondamente enganada.
Eis que então tive um insight enquanto lia a respeito das coletas do GTD e escrevi uma lista de todos os lugares onde eu queria trabalhar os métodos propostos em ambos os livros. Para os que não conhecem os livros, cabe então uma explicação rápida: no método KonMarie a autora prega que você só deve manter os itens que, ao serem segurados em mãos, te deixam feliz e repleto de sentimentos positivos; no método GTD o autor diz que se um projeto (ou problema, ou assunto, enfim...) não sai da sua cabeça é porque você ainda não esclareceu todos os aspectos dele que deveriam ter sido esclarecidos, ou seja, você ainda não definiu seu objetivo e os passos a serem seguidos para a conclusão desse projeto.
Então, por que será que eu nunca paro de pensar nos meus destralhamentos? Por que eu não consigo me desapegar da ideia do desapego e sempre sinto vontade de reduzir, reduzir e reduzir ainda mais? Porque eu ainda não havia esclarecido esse projeto! Eu simplesmente destralhava aleatóriamente sem ideias muito definidas a respeito das coisas que estavam indo ou ficando.
Bom, voltando à lista que eu escrevi e o que isso interessa ao blog, estarei trabalhando cada um desses locais para coletar todas as pendências e enquanto isso vou administrando minhas tralhas e adaptando meu ambiente ao estilo de vida que tanto me influenciou nos últimos anos: o minimalismo.
Além disso, tive várias ideias bacanas que espero dividir com vocês por aqui. Dentro de algumas semanas terminarei minha graduação e então terei muito mais tempo para me dedicar ao blog como eu gostaria, então estou feliz porque sei que muita coisa legal vai rolar por aqui! :)

6 comentários

  1. É... muito legal como a gente vai tomando consciência, e pensando nas atitudes e ações. Interessante como a gente aprende com o tempo a questionar o que estamos fazendo. Parabéns por ter encontrado o que faltava entender. Ansiosa pra descobrir quais são as áreas que você quer mudar e ver como fará isso.
    Beijos!
    Parabéns por sua graduação!

    ResponderExcluir
  2. Que mega coincidência!!! Minha vida também mudou depois que eu li Marie Kondo e David Allen. Principalmente esse último. O método GTD é libertador!
    Também estou ansiosa para acompanhar suas mudanças!

    http://naestradacomcecilia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, acho que ambos os livros são muito poderosos para quem está disposto a mudar! Obrigada pelo carinho!
      Besos!

      Excluir
  3. Oiê! Eu adorei o layout novo do blog, tão "refrescante" :)
    Eu conheço bem levemente o método GTD por causa do blog da Thaís, mas ele não se aplica muito ao meu estilo de vida, porque eu procuro levar uma vida muito tranquila, logo, sem muita coisa pra "get done", rs.
    O seu blog foi um dos primeiros que li sobre minimalismo, me influenciou muito, principalmente as fotos dos destralhes, então confesso que mal posso esperar pra ver o que os próximos posts vão trazer!

    Um abraço!
    http://anna-costa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, acho que você devia dar uma lida no livro! Eu não aplico ainda o GTD na minha vida porque também não tenho essa rotina louca de things to do, afinal sou secretária e trabalho sob demanda. Mas o raciocínio por trás do método e toda a ideologia do David (que admite ser chamado de minimalista radical, as vezes) é life changing.
      Besos!

      Excluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)