Postergar vs procrastinar

09:00

Do jeito como eu enxergo, se você não tomar muito cuidado vai acabar fazendo os dois. Postergar algo conscientemente envolve pensar algo do tipo "ok, isso vai ficar melhor se eu fizer mais tarde" e procrastinar incoscientemente seria "mais tarde eu faço". Não parece muito diferente para mim.
Todo mundo procrastina, isso é normal. Mas preste atenção se você não está procrastinando sob a desculpa da postergação. Algumas dicas para ajudar:
  • Lide com suas tarefas antes de elas se acumularem. É melhor arquivar suas contas enquanto ainda são as dessa semana que estão sobre a sua mesa, do que quando forem as do mês inteiro.
  • Se a tarefa é muito dispendiosa, trabalhe nela aos poucos. Ou seja, pode dar mais coragem se você pensar na louça suja como pequenos grupos (os talheres, os copos, os pratos, as panelas...) do que como toda a louça da casa acumulada na pia.
Basicamente eu aplico a primeira regra quando estou com preguiça de fazer algo na hora e cogito esperar acumular para fazer tudo de uma vez mais tarde. A segunda, quando eu cai na armadilha de esperar algo acumular e o resultado foi catastrófico.

6 comentários

  1. Ótimo post! Quando vejo que algo é grande demais, sempre divido em pequenas tarefas. Assim fica muito mais fácil de encarar, por passos pequenos. Quando me dou conta, já está quase completo. Acumular realmente só nos dá dor de cabeça.

    Beijos!
    Camile
    Vida Minimalista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Camile, eu as vezes tenho lapsos de passagem de tempo e a hora que percebo já foram dias e dias embora. Essa técnica ajuda muito!

      Beijão!

      Excluir
  2. Ainda sou estudante do Ensino Médio e posso atestar que eu deveria imprimir isso e colar na minha testa para não esquecer JAMAIS. As vezes a gente enrola, procrastina até não conseguir mais, e inevitavelmente a qualidade de alguma tarefa decai. Tem que se policiar muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, não cola na testa porque senão você não enxerga! rs Brincadeiras a partem as vezes eu também tenho vontade de me dar uns tapas por isso.

      Beijão!

      Excluir
  3. Tenho esse problema com a procrastinação, porém estou me esforçando para evitar isso! ;)

    ResponderExcluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)