Como driblar a vontade de comprar

09:00

Sei que muitas pessoas ficam aflitas a respeito de comprar, e houve uma época em que tudo que eu comprava fazia eu me sentir absurdamente mal depois. Hoje eu percebi que existem certas atitudes que podem ajudar o processo de "não comprar" ser mais fácil.
  • Saiba o que você já tem. Chamo isso de "fazer estoque". Eu, por exemplo, descobri entre as coisas que eu já tinha um estoque de perfumes, sabonetes, hidratações para o cabelo, esmaltes, calças jeans, roupas de banho, roupas de cama, livros, maquiagem... Por outro lado, eu já acabei com meu estoque de creme de hidratação para o corpo. Então, quando acabar o que eu estou usando atualmente, eu compro outro.
  • Evite pessoas que adoram bater perna. Eu adoro almoçar com minhas colegas de trabalho tanto quanto você, mas tiro o corpo fora quando a sugestão é "estou louca para ir ali, vamos?" Já estive em saia justa quando eu disse que não ia comprar uma coisa que eu até queria e a pessoa ficou insistindo em emprestar o dinheiro. Acho que evitar, enquanto você está insegura, ajuda.
  • Ande com pessoas que te apoiam, mesmo se elas não sabem que fazem isso. Meu namorido é uma dessas pessoas. Ele não liga se eu estou comprando algo ou não, mas ele é muito objetivo e não gosta de bater perna. Eu só saio do serviço quando ele chega na portaria do prédio, então fica fácil manter o foco!
  • Ocupe seu tempo livro e ocioso. Eu costumava ficar quatro horas ociosa entre o estágio e a faculdade e ambos ficam em centros comerciais cheios de coisas legais de comprar. Para evitar qualquer problema preenchi esse tempo livre com a academia.
  • Mude seu trajeto. Se você tem a opção entre usar uma rua comercial e uma residencial para andar, escolha a residencial, desde que não esteja se colocando em perigo. Pode parecer estranho, mas sempre dá para contornar. Por exemplo, que tal você esperar o ônibus no ponto que fica na praça ou invés do ponto na frente daquela galeria de moda? Ou talvez ir até o restaurante pela rua de cima, ou invés de ir pela avenida principal? Isso ajuda até a diminuir os níveis de stress, afinal ruas residenciais tendem a ser mais calmas e arborizadas. Têm que andar mais para mudar o trajeto? Ótimo! Faz bem para a saúde!
Parece bobeira, mas eu fiz essas coisas e ainda faço para contornar a vontade de comprar. Ou mesmo quando você não está com vontade e você vê uma coisa bacana. A hora que percebemos já estamos puxando a carteira, afinal quem nunca? Eu também sou humana e na inocência quase já quebrei meu compromisso de controlar as compras durante esse ano. É aquela história: vigilância constante. Um dia chegamos lá!

2 comentários

  1. Oi Tatiana, gostei das dicas. E sim acho que fazem diferença mesmo, sem perceber eu estou fazendo algumas coisas que você citou, como andar com que me apoia e ocupar o tempo ocioso. Estou na luta também! ótima semana para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, que bom que cada dia que passa fica um tiquinho mais fácil!

      Beijão!

      Excluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)