Como documentar seus gastos sem esquecer de nada

13:41

O post de hoje surgiu da atualização do blog "Hora de Mudar", que me lembrou que eu nunca mostrei para vocês como eu anotava meus gastos no cartão. Como essa é uma regrinha que muita gente segue, eu vou mostrar como eu fiz para torná-la mais eficiente, vamos lá?
 Esse é o caderno que eu uso. Ele mede 8cmx15cm. Eu comprei ele quando trabalhava na loja da Sanrio e acho que paguei uns R$8,00.
Ele tem 100 folhas, as 50 primeiras tem uma estampa e as 50 últimas outra, e eu usei essa diferença para delimitar as duas categorias: Gastos no Cartão de Crédito e Outros Gastos. Então eu uso uma folha para cada mês, o que me dá 50 meses de controle. Lógico que só funcionava com duas seções porque eu uso só um cartão de crédito, para quem usar mais devem existir mais divisões.
Todas as vezes que eu usava o cartão de crédito eu anotava no caderno, no mês correspondente ao vencimento da parcela. Guardava também as notas e jogava fora quando chegava a fatura e eu via que está tudo lançado corretamente (eu prendia as notinhas nesses clip's que estão no caderno).
Aqui nessa foto vocês podem ver a metade de trás, onde eu anotava os gastos gerais. Conforme eu faço o pagamento vou riscando. O post-it eu anexava quando tinha que lembrar de alguma coisa, como por exemplo quanto dinheiro sobrou no fim do mês e onde foi depositado.
 Aqui vocês podem ver como o caderno encaixa direitinho na minha carteira!
E ela fecha sem problemas, sem enroscar. Todas as vezes que eu terminava uma compra era só sacar o caderno e marcar na categoria correta. Parece bobeira, mas me ajudou muito a enxergar o que esperar dos próximos meses, saber quanto eu podia gastar e foi o principal argumento a favor de eu congelar o meu cartão, pois eu virava as páginas e via que nos próximos meses só tinha dividas altas para pagar! Hoje, ela serve de guia para que eu saiba o que eu ainda tenho que pagar, e de controle do restante do empréstimo do cartão. Foi uma das melhores idéias que eu tive a respeito de finanças! Poderia ter usado meu celular, mas eu não gosto de anotar coisas em programas eletrônicos: não acho que eles são melhores do que um caderno e uma caneta.
E vocês? Anotam tudo que gastam ou não?

6 comentários

  1. Olá! Seu blog é muito bacana! Gosto muito das suas dicas e de ler sobre seu processo de organização. No meio de tantos blogs profissionais e repletos de propaganda (chega a ser insuportável!), acho ótimo poder ler depoimentos de gente como a gente, ou seja, reais. E você faz isso com muito capricho e carinho (é visível), o que me faz gostar bastante! Parabéns mesmo. Beijo, Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Bia, se você soubesse como é gostoso ler esse tipo de comentário! Espero que você continue me acompanhando ainda por um tempão!
      Obrigada de coração! Beijos, Tate!

      Excluir
  2. Muito giro... bem pensado. Eu também usava um, mas agora tenho uma aplicação no telemóvel. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te contar um segredo: eu não gosto de usar o celular porque não dá pra usar as minhas canetas coloridas nele! haha
      Beijão!

      Excluir
  3. Eu imprimi todas as suas postagens de organização financeira para poder ler melhor e conseguir colocar em pratica passo a passo. Já até comprei uma cardeta nova para fazer as anotações como vc de compras com cartão de crédito,adoro organização mas não me organizava dessa forma apenas controlava pelo valor total,mas assim acho que será melhor...
    Tbm prefiro um caderno do que uma planilha no computador ou anotações do celular...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é bem melhor, pois você sabe o que você está pagando, e se lembra das coisas que você comprou! Assim até usamos mais elas! Aí é só se lembrar de anotar tudo sempre, que funciona perfeitamente!
      Beijão!

      Excluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)