Como organizar sua vida financeira de uma vez por todas - Parte 2

12:00


Se você fez sua lição de casa e já descobriu porque sente vontade de gastar, vamos continuar falando sobre acertar sua vida financeira de vez! Bora lá!

3. Descubra quanto dinheiro você precisa por mês.
Agora vamos começar a pensar um pouco em números, ok? Fique tranquilo que isso vai ser bem simples. Vamos pensar primeiro em necessidades mais básicas, deixe o lazer por último. O que eu quero mostrar é um sistema de distribuição de dinheiro que funciona para QUALQUER pessoa minimamente comprometida.
Em primeiro lugar você deve definir as suas necessidades. Suas necessidades são aquelas coisas com as quais você TEM que gastar dinheiro, não dá pra ignorar. São "dívidas" permanentes, coisas que você não tem, não pode ou não quer fugir. São as coisas que fazem o seu mundo funcionar.As minhas, no momento, são:

  1. Farmácia
  2. Faculdade
  3. Animais de estimação
  4. Casa
  5. Cartão de crédito
  6. Poupança
Sim, a poupança é uma necessidade. Vou falar sobre no próximo tópico. Esqueça sua situação atual, pense em como seria seu orçamento equilibrado  E lembre-se: o lazer vai entrar nessa lista, mas eu falo disso mais para frente, vamos manter o foco por enquanto. Agora você vai pegar um envelope (de carta mesmo, ou um outro recipiente: pasta sanfonada, pote velho de maionese, sei lá) para cada necessidade e escrever na frente dele para qual ele serve (ex: Faculdade). Toda vez que você receber seu dinheiro você irá depositar o valor correspondente no envelope, mesmo sem ter gastado o valor do mês anterior, assim irá formando pequenas reservas para cada necessidade, sem extrapolar seu orçamento! E quando acontecer um imprevisto (ficar dodói e precisar comprar um remédio caro, por exemplo) o prejuízo não será tão grande. Mesmo quando gastar o valor correspondente, devolva o troco para o envelope (as notas pelo menos). E resista a tentação de gastar o valor de um envelope com outras coisas. Num orçamento equilibrado tem espaço para tudo. Então vamos definir valores para essas necessidades:
  1. Farmácia - R$ 50,00: eu preciso desse valor porque faço uso de anticoncepcional. A diferença que sobra do remédio eu guardo para comprar outras coisas típicas de farmácia. Você não precisa colocar R$50,00 nesse envelope todo o mês, mas pelo menos R$20 ou mesmo apenas R$10. Não faz diferença hoje (quem nunca gastou uma nota de vinte com uma besteira bem besta que atire a primeira pedra), mas pode ser um mundo de diferença quando você precisar;
  2. Faculdade - R$ 700,00: a mensalidade real é de R$600 e uns quebrados, mas quando arredondamos o valor e guardamos o troco, por menor que seja, ele fica lá e se acumula para comprar um caderno novo, ou refil de fichário, aquele livro mais caro que precisamos ou até mesmo para pagar uma viagem/excursão ou a rematrícula!
  3. Animais de estimação - R$100,00: nós temos uma cadela que mora na casa da mãe do Re, e a ração dela custa R$90,00/25kg. O saco dura aproximadamente 2 meses, então acumulamos R$200,00 para cada compra. Assim podemos comprar 2 sacos de ração e alguns mimos caninos! "Mas, se o saco dura 2 meses, vocês guardam R$200 e compram 2 sacos, que duram 4 meses então vocês acumulam R$400!! Não dá dó ficar com esse dinheiro parado?!" Bom, com o orçamento equilibrado você não vai precisar desse dinheiro, e ele fica guardado para pagar por futuras consultas veterinárias, vacinas e remédios. Melhor ter R$400 reais guardado no envelope do que ser pego de surpresa com um au-au doente que precisa fazer um tratamento de R$500. Isso é ser organizado e precavido. Essa é a diferença entre viver  no aperto e poder deitar a cabeça no travesseiro sabendo que se acontecer algo inesperado existe uma salva-guarda.
  4. Casa - R$100,00: esse valor é o que o meu noivo paga para ajudar com as contas daqui de casa, já que moramos com meus pais. Nunca sobra dinheiro nesse envelope de uma mês para o outro. Caso você coloque aqui "Aluguel" ou "Supermercado" use o mesmo esquema da "Faculdade": arredonde o valor e guarde o troco!
  5. Cartão de crédito: aqui, por enquanto, não vou estipular um valor. Considere, para esse envelope, todas as suas dívidas atuais que não sejam básicas (ou seja, que não foram listadas nos envelopes). Como você está atualmente endividado não pense em valores por hora, mas entenda que aqui se encaixa todo o resto (o que você deve para seus familiares, para lojas de roupas com cartões próprios, carnês de lojas de móveis, parcela do carro, as parcelas dos seus cartões de crédito, etc...)
  6. Poupança - R$50,00: coloque aqui um valor que não fará falta para você. Mas coloque, nem que seja R$2,00 (sim, dois reais). Vou explicar o porque no próximo tópico. Talvez R$25,00 no comecinho do mês e R$25,00 no final, que tal assim?
SOMA TOTAL: R$1000,00
Bom, essa é a minha realidade atual. Para atravessar o mês eu preciso de R$1000,00, sem contar sua dívida do cartão. É muito? Sim, é muito, mas é a realidade. Não se desespere, estamos ainda pensando num orçamento equilibrado. Quando você acertar suas dívidas, quitar os supérfluos, você continuará precisando de R$1000,00 para viver, mas poderá guardar todo o resto! Liste as suas necessidades (menos o lazer!) e estipule valores reais! Nada de pensar: talvez eu posso economizar comprando algo de qualidade inferior! As vezes não vale a pena, então pese a relação custo-benefício! Por exemplo, eu gasto R$90 num saco de ração porque tenho um Pit Bull e ele tem suas necessidades nutricionais! Se eu der uma ração que não suprima essas necessidades ele irá sofrer as consequências na sua saúde, e no futuro irá acabar doente e aí sim eu terei que gastar dinheiro de verdade. Eu escolhi cursar uma faculdade não tão barata, mas que é reconhecida na sua área, é um investimento que irá me trazer um emprego bem remunerado! E uso um anticoncepcional que posso confiar que não vai me deixar na mão, assim não terei uma surpresa que irá me trazer MUITO mais despesas no futuro.
Se você faz supermercado, você obviamente vai comprar guloseimas mais em conta pra diminuir seus custos, mas não adianta comprar um monte de coisa barata que ninguém vai comer. Não se trata de tortura, mas de encontrar um equilíbrio! Privação não vai ser a resposta nesse momento, porque se fosse você teria feito isso e estaria tudo bem agora não é?

4. Tenha uma poupança.
Eu sou ansiosa. Você é? Bom, eu sou. E tem uma coisa que eu odeio é ter de esperar. Enxergar um futuro e ter de esperar ele chegar, entende? A segunda coisa que lemos ao pesquisar sobre finanças é que enquanto temos dívidas não vale a pena começar uma poupança, que você acaba saindo no prejuízo. Certo, senhores financistas, vocês estão corretos. Mas e o lado psicológico? Não pense nos lucros em cima de juros agora, mas pense pelo lado psicológico! Começar uma poupança é uma coisa incrível. Principalmente quando a gente está numa situação complicada, é quase mágico. Você se sente bem, como se apesar de ter todo seu dinheiro sumindo da carteira um pouquinho ainda ficasse lá pra você! Comece com um valor que não fará diferença. Sabe aquela máxima "O que é mais uma flecha para quem já está todo furado?"? Ela se aplica aqui! Se você tem uma dívida acumulada total de R$6000,00 te garanto que R$20,00 por quinzena não vão fazer falta. O que vale é a experiência, é ganhar um hábito. Esse ponto é muito importante, faz uma diferença, muda o modus operandi da sua relação com o dinheiro. Ele para de ser "uma coisa que serve pra conseguir outras coisas" e passa a ser um meio de atrair mais dinheiro. E pode acreditar: dinheiro atrai dinheiro.

Bom, vou deixar você assimilar essas idéias por enquanto, amanhã volto com mais tópicos. Eu sei que ao ver nosso orçamento ideal bate um desanimo. Ou você pensa: se eu preciso de tão pouco, por que devo tanto? Ou você se questiona: como vou pagar minhas dívidas se tenho que gastar tanto por mês só com o básico? Calma, respire fundo e lembre-se: não vai ficar pior do que já está! Parece muito irreal, eu sei, mas entenda: para você se equilibrar financeiramente você não pode se sentir privado de nada! Porque a privação gera a frustração, e a frustração leva a gente ao nervosismo. E acabamos extravasando esses sentimentos ruins gastando mais dinheiro! Você se enfiou nesse buraco, mas vai sair dele sozinho e aprenderá a nunca mais cair nele novamente! Estamos te reabilitando!

2 comentários

  1. Olá! Adorei sua dicas de educação financeira, eu to exatamente neste momento pesquisando sobre isso pois quero me organizar por completo neste ano, só uma perguntinha, você coloca cada reserva em um envelope separado? Aguardo sua resposta ;) Beijão e parabéns pela iniciativa, SUCESSO! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Sim, cada reserva fica separada, assim não corre o risco de gastar mais em um e falta no outro. Você pode usar também uma pasta sanfonada, apesar de os envelopes serem mais leves de carregar por aí.
      Beijão!

      Excluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)