O motivo certo para se tornar minimalista

22:26

Acredito piamente que tudo na vida precisa de um bom motivo para nos fazer concretizar mudanças, sejam elas grandes ou pequenas. Sem uma razão que nos emocione de verdade, nada se torna permanente. A minha grande motivação, o verdadeiro porquê que me fez começar a enveredar pelo caminho do minimalismo foi poder viajar.
Fortaleza, Carnaval de 2015
Não me entenda errado, "poder viajar" é relativo: teoricamente falando, todo mundo pode. Eu mesma só fui fazer minha primeira viagem com 24 anos: fui para Foz do Iguaçu em uma excursão da faculdade do meu irmão, encarando 17h de estrada para ir e para voltar (a loucura de uns, a aventura de outros). Foi uma viagem inesquecível que guardo com muito carinho na memória!
O que quero dizer realmente é poder viajar quando surge uma oportunidade tão boa que você diz: não dá para deixar passar. É poder se jogar na estrada no feriado sem preocupações, ou mesmo se preocupando um pouco. É saber que, tudo bem ficar um pouco apertado nos próximos meses, porque vai valer a pena. É poder ser livre para curtir sabendo que tá tudo sobre controle, porque você não desperdiçou seu tempo, energia e dinheiro com coisas irrelevantes, e por causa disso pode se recompensar com algo que realmente te enche de alegria.
Curitiba, Feriado do dia do Trabalho de 2016
Cada um sabe aquilo que te faz bem. No meu caso, é conhecer novos lugares, poder ir até lá e ver de pertinho tudo aquilo que de outra forma eu nunca saberia como é: como é que as pessoas se tratam? Qual é o gosto da comida? Como é andar naquelas ruas, usar o transporte público da região? É seguro? Faz você se sentir seguro? A única resposta que tenho absoluta certeza de antemão é: sim, vale a pena. Sempre vale a pena, mesmo quando é para descobrir que o lugar não é lá aquilo que você esperava, ou não faz muito seu estilo. Viajar abre nossos olhos e nos engrandece.
Ushuaia, lá no fim do mundo, 2016
Viajar é de repente você se encontrar em um lugar com o qual você sempre sonhou e nem ao certo lembrar de como se chegou ali. É voltar estragado, sonhando com um céu cor de rosa que sabe que está brilhando ali, tão longe fisicamente mas eternamente gravado dentro de você. É fechar os olhos e sentir o sabor dos doces que experimentou, lembrar a sensação do lugar na sua pele. É quase chorar de saudade de um momento que foi só um pulsar de coração diluído em toda a sua existência.
Sabendo meus motivos, eu troco de bom grado as roupas novas, os sapatos bonitos, as bolsas fantásticas. Pode ficar com o esmalte, a maquiagem, não me importa. Não quero nada que me impeça de sorrir dessa forma novamente, por ter me visto finalmente dentro de algo com o qual sempre sonhei: a minha liberdade! :)
Eu, sem maquiagem e descabelada, feliz de verdade quando percebi que sim, eu estava lá mesmo, na Patagônia Argentina! :)
E você? Qual é o seu motivo certo para mudar de vida hoje?

6 comentários

  1. Essa liberdade realmente não tem preço ne? Esse também é um dos meus grandes motivadores! Além da consciência tranquila de não estar desperdiçando dinheiro, sentindo culpa por compras desnecessárias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, não tem mesmo! Não que viajar não seja caro, mas quando você opta por gastar seu dinheiro com isso, ao invés de com outras coisas "menores", tudo fica melhor.
      Besos!!

      Excluir
  2. O minimalismo foi uma forma de conseguir gastar energia (seja dimdim, tempo , esforço) com o q me é importante. Antes passava horas do meu dia me arrumando , procurando coisas que não me agregariam pra comprar, entre outro e nunca tinha tempo pra coisas que eu considero importa , tipo fazer um cardápio nutritivo , praticar uma atividade física .... Pra mim está sendo mto boa essa experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a sua definição de minimalismo está perfeita!Tudo se resume em trocas, e aos poucos chegamos longe!

      Excluir
  3. Comecei a pesquisar sobre o minimalismo depois de perceber que grande parte do que eu fazia não era por mim e para mim, era pelos outros e para os outros. Não sabia quem eu era e ainda não sei direito, mas o minimalismo está me ajudando com isso e teu blog também, aliás! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, muito fofo da sua parte, super obrigada!
      Estou aqui para espalhar essa mensagem e ajudar mais pessoas, por um mundo melhor para todos nós!
      Besos!

      Excluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)