#1 - Maquiagem da Semana & Project Pan

11:27

Esse é o primeiro post sobre o meu novo Project Pan! Esse projeto provavelmente irá me acompanhar pelo ano de 2016 ( e talvez até mais), pois envolve vários produtos que estão hoje na minha vida. A intenção é reduzir minha coleção a apenas aqueles produtos que fazem meu coração bater mais rápido e, enquanto isso, não comprar mais produtos. Como funciona: todas as semanas realizarei um rodízio entre os produtos que participam do projeto, menos com um produto que é fixo sempre. Ou seja, são 9 produtos rotativos e 1 fixo. Escolhi esse formato porque quando percebo que um produto está quase acabando gosto de trabalhar só nele até vê-lo completamente terminado (provavelmente deve ser um tipo de TOC, enfim...). 
Com isso, todas as semanas terei um kit de maquiagem minimalista, o que é super legal pois vocês poderão usar essas listas como base para construir seus próprios kits! Eba! A ideia é seguir um padrão parecido com esse:
  1. Uma base ou um corretivo
  2. Um pó facial
  3. Uma máscara de cílios (sempre a mesma, pois só tenho uma!)
  4. Um delineador ou lápis de olhos
  5. Um bronzer
  6. Um blush
  7. Um produto cremoso (sobra, blush, bronzer etc)
  8. Uma sombra em pó ou uma paleta de sombras em pó
  9. Um batom
  10. Um item fixo

Invariavelmente sei que um dia minha máscara de cílios acabará, afinal eu só tenho uma (mas ela não conta como item fixo!), então esse é o único item que poderá ser comprado (caso eu não ganhe ele de alguém, pois a vantagem do minimalismo é que as pessoas sempre te dão aquilo que você realmente quer ou precisa).
Para essa semana os escolhidos foram:
Base Flower Perfection, da Bourjois Paris
Essa é a minha única base (que eu uso como base de fato). Tenho ela há mais tempo do que eu gostaria de admitir (inclusive a data de validade já passou, apesar de ela continuar com a mesma textura e aparência), mas passei os últimos anos usando outros produtos de qualidade inferior e deixando ela por último por ser uma base excelente! Agora estou trabalhando nela, pois nas minhas férias comprei uma nova (que ainda está fechada) e gostaria de começar a curtir esse brinquedo novo logo!
Dicas: essa base tem textura cremosa, o que significa que ela é de média para alta cobertura. A aplicação pode ser feita com um pincel ou com uma esponja (de preferência uma beauty blender), mas usar as mãos também serve. Essas bases costumam durar muito tempo pois com meio pump você já consegue produto suficiente para uma cobertura "dia-a-dia". Em dias especiais (aka dias em que acordamos querendo parecer rainhas) um pump completo faz mágicas! 

Base em pó Stay Matte But Not Flat, da NYX
Eu uso essa base em pó como pó compacto, então ao invés de aplicá-la com uma esponja úmida (como seria o correto), utilizo um pincel gorducho de aplicar pó. Confesso que quando comprei a intenção era usar da maneira correta, mas o resultado foi horrível! Apesar disso, como pó funciona super bem e fiquei surpresa quando, há pouco tempo atrás, o fundo apareceu, pois fazem poucos meses que comecei a usa-la frequentemente e apenas dois meses que comecei a usa-la "diariamente". Apesar de não ser meu produto fixo da vez, não tenho feito rodízio com esse pó, e acho que por isso ele vai acabar logo logo! 
Dica: por ser uma base em pó, e não um pó facial, a textura do produto acaba marcando um pouco as linhas de expressão. Ou seja, qualquer dobrinha na pele fica bem evidente! Então, se você já fica um pouco ansiosa a respeito das suas marquinhas, o melhor é evitar produtos desse tipo.

Máscara de cílios They're Real!, da Benefit
Essa é a única máscara de cílios que eu tenho. Ganhei-a no Natal passado, o que significa que vai fazer um ano que ela está em uso. Esses dias senti que ela estava começando a ficar um pouco seca, então acho que em breve precisarei comprar outra (a única compra de maquiagem que eu me autorizo a fazer durante o projeto).
Dica: nunca faça movimentos "para fora e para dentro" com a sua máscara (como se estivesse usando uma bomba de ar manual de bola), pois isso faz com que ar se acumule no interior e acelera o processo de ressecamento do produto. Caso sua máscara esteja dando sinais de ressecamento você pode pingar uma gotinha de colírio ou soro fisiológico para recuperar a consistência cremosa! Acredite: esse truque faz milagres!!

Caneta delineadora Liner Feutre Ultra Black, da Bourjois Paris
Comprei esse delineador nas minhas férias em Julho, mas ainda estou aprendendo a brincar com ele. Coloquei ele na lista da semana primeiro para praticar, e segundo porque, mesmo com pouco uso, já percebi que eu gosto mais do meu delineador da Benefit (da linha They're Real, o Push Up Liner). Então, quero que ele termine logo!
Dica: se você tem dificuldades para aplicar delineadores, experimente usar esses modelos "caneta": a pegada é mais firme e o traço já fica bem escuro logo de primeira. Para facilitar ainda mais é só aplicar com a caneta meio deitadinha usando todo o feltro na aplicação e deixar a ponta fina apenas para fazer o "gatinho".

Bronzer mistureba, invenção minha
Lembra daquela paleta de pós e blushes que estava no meu antigo Project Pan? Então... Misturei todos os pós com o meu bronzer (que também estava no projeto) e criei um bronzer só meu. Coloquei nessa latinha linda de uma vela que eu queimei e ficou show de bola! Ele é bem discreto e cria um efeito perfeito para brincar com técnicas de contorno. Estou apaixonada por esse produto, mas como tenho um completamente novo esperando para ser usado (e por sinal, um que eu esperei anos para comprar) quero termina-lo logo.
Dica: se você tiver vários pós no final ou alguns que comprou por engano em um tom mais escuro ou mais claro, é possível reaproveita-los criando misturinhas entre eles! 

Corretivo mistureba escuro, invenção minha
Não, eu não sou louca e sei que o corretivo é bem mais escuro que o meu tom de pele. Mas nem por isso vou deixar de usá-lo, certo? Estou usando como bronzer cremoso, mas poderia usar também como base fixadora de sombras. É óbvio que, pela quantidade de produto necessária para essas aplicações, provavelmente vai demorar anos para o produto terminar... O importante é que está dando certo e o resultado fica muito bom!
Dica: os produtos cremosos sempre devem ser aplicados antes dos produtos em pó. Ou seja, o pó é usado para fixar o creme. Por isso deve-se usar pó facial sobre a base ou corretivo, sombra em pó sobre sombra cremosa e por aí vai!

Lápis sombra Jumbo na cor 604 Milk, da NYX
Há alguns anos atrás esses lápis eram uma febre na internet e esse foi o meu primeiro item de maquiagem "importado" (já entreguei a idade do produto...). Eu uso ele para fixar a sombra, como se fosse uma base ou um primer. Por ser branco ele neutraliza a cor da sua pele, o que faz com que a verdadeira cor da sombra se revele! O problema é que eu fiquei muito tempo guardando ele para "ocasiões especiais" onde queria que minha maquiagem ficasse impecável e essas ocasiões foram tão raras que agora estou com o produto empacado aqui. O amor acabou... Ou melhor, tinha acabado pois percebi que, usando ele no dia-a-dia, ele é um ótimo produto! :)
Dica: quando você quiser fazer a cor de uma sombra realmente aparecer é só usar uma base branca por baixo. Corretivos cremosos funcionam também, e substituem o primer tranquilamente.

Sombra branca roll-on, sem marca definida
Um produto veterano nos meus Projects Pans, eu uso essa sombra para iluminar o arco da sobrancelha e a maçã do rosto, mas vai tão pouquinho produto que eu sei que daqui há uns 3 anos ela ainda vai estar firme e forte. Mesmo assim, não custa nada tentar! (E ir tentando, e tentando, e tentando...)
Dica: sempre que você quiser iluminar alguma parte do seu rosto é só usar um pó 2 tons mais claro que o seu tom natural ou uma sombra clara. Lugares para iluminar: arco da sobrancelha, arco do nariz, alto das maçãs do rosto, ponta do nariz e o "arco do cupido" na sua boca.

Paleta de 86 cores 3D, da Luisvance
Um produto que eu deixei meio de lado (usava muito na época do salão, agora nem tanto), essa paleta faz par com a minha paleta de pós e blushes (conhecida de vocês de outros Project Pans). Fiquei com vontade de brincar um pouco com as cores e aproveitei para tirar as teias de aranha dela. É muito estranho voltar a usar um produto depois de muito tempo, mas estou feliz com a escolha: minha vida estava muito sem graça usando sempre as mesmas sombras beges e marrons...
Dica: você pode usar cores mais vibrantes em qualquer lugar, desde que dose a pigmentação na hora da aplicação. Como trabalho em um escritório formal uso as cores de maneira bem discreta, e ainda com o óculos acabam ficando mais discretas ainda. Outra dica legal é usar as cores mais vibrantes como delineador: é só molhar a ponta de um pincel e fazer a aplicação rente aos cílios.

Batom na cor 101 Andando nas Nuves, da Maybelline New York
Esse é o produto fixo da vez! Apesar de ser uma das minhas aquisições mais recentes (foi a última compra que eu fiz) eu não gostei dele. A cor é linda, mas na hora da aplicação parece que ele não adere muito bem e fica aquela sensação meio melecada por um tempo, o que me irrita. Então resolvi que quero acabar logo com ele e coloquei ele para usar de protetor labial. Está funcionando bem, já diminuiu bastante desde que eu comecei a usa-lo. Espero que não demore muito tempo! :)

5 comentários

  1. Estou adorando acompanhar o Project Pan, Tate! Se disciplinar a usar tudo que temos faz muta diferença para uma vida mais simples, sem desperdício.

    http://naestradacomcecilia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, que bom! As vezes eu acho que o Project Pan foge um pouco do assunto aqui do blog, mas aí eu penso: espera, mas esse projeto está super ligado com a minha busca pelo minimalismo. Além do que temos mesmo é que usar o que temos, porque senão só acumulamos ou desperdiçamos, como você mesma disse.
      Besos, Tate

      Excluir
  2. Aah, Tate, to adorando esses posts (tenho uma queda por terminar produtos hahah)hahah. Foca que rapidinho eles acabam! Beijos 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palloma, como assim que eu não sabia que você tinha um blog?
      Besos, Tate

      Excluir
  3. Oi, Tate! Sei que esse é um post antigo, mas espero que você veja o comentário.
    Achei esse post demais! E adorei todas as dicas. Eu não sou muito de ler blogs de beleza e não uso muita maquiagem, então todas as dicas foram novidades úteis pra mim! Principalmente a do rímel.
    Enfim, leio o seu blog pelo Feedly, por isso raramente comento, mas não perco um post!
    (E acho que já li seu blog inteiro)
    Beijo!

    ResponderExcluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)