190 objetos de uso pessoal (de novo!)

11:00

Separei o dia 21 de março para cuidar do 4º ciclo documentado de destralhe dos meus objetos de uso pessoal. Na última rodada, cheguei no menor número desde o começo desse projeto: 190 objetos. Por um acaso, ainda estou nesse mesmo número Era de se esperar que a essa altura esse processo fosse fácil de lidar, mas não! Continuo tendo as mesmas dúvidas e questionamentos de sempre e pesando cada escolha várias vezes antes de decidir o destino das peças. Algo interessante a respeito dessas dúvidas é que meu maior medo é magoar quem me presenteou com as peças. Às vezes é difícil lembrar que a pessoa sequer vai perceber a ausência da roupa. 
Nessa última estação tudo ficou meio confuso porque fiz uma troca de Natal e tive a viagem de Carnaval. Com isso acabei adquirindo mais peças. Minha meta ideal, que eu pensei lá atrás na primeira rodada, era de 100 objetos de uso pessoal. Para atingir essa meta, ainda preciso trabalhar muito meu lado psicológico. Mesmo assim, tive progresso nas categorias independente do número final e isso me deixa bem feliz!
Meias: 8 (-1)
O mérito não é meu, apenas perdi um dos meus pares. Continuo mal usando meias, principalmente agora que diminuí a pratica de esportes que precisam de tênis. Ainda não usei nenhuma das meias finas, mas sei que tem uma delas que eu realmente vou mandar embora, apenas tenho que usá-las para descobrir qual dos três pares é, já que quando apenas as experimento, todas parecem ótimas, mas quando uso durante o dia, sei que uma delas é uma tortura! 
Calcinhas: 14 (-1)
Admito que não achei que eu ia diminuir mais nada nessa categoria, mas sabe quando você pega birra com uma peça? Pois é...
Sutiãs e tops: 5 
Criei coragem, respirei fundo e separei mais duas peças para mandar embora. Meu critério? Queria ficar com 5 peças nessa categoria. Me lembro que passei minha adolescência inteira com apenas 2 peças, não vejo o porque de ter muito mais do que isso. Quero manter 1 top de ginástica, então o número 5 significa que tenho 4 sutiãs, o que me parece bastante razoável.
Pijamas e afins: 5 
Continua igual ao último inventário!
Roupa de banho: 4
Resolvi segurar as pontas com a parte de baixo que eu tenho atualmente.
Vestidos: 4 (-1)
Mandei embora um vestido que eu usava no trabalho porque o caimento dele estava me incomodando.
Saias e bermudas: 9 (-4)
Como meu ciclo do guarda roupas minimalista tinha sido a respeito dessa categoria, consegui separar 4 peças de roupa para mandar embora. Eram peças sobre as quais já pensava em me desfazer, mas acabava sempre postergando porque achava que dava para usar mais um pouco. Agora realmente cheguei no meu limite com elas. No terceiro ciclo eu disse que queria ter ficado em 10 itens nessa categoria e sem perceber consegui baixar para 9 dessa vez!
Calças: 5 (-2;+1)
Resolvi mandar embora minha única calça jeans. Foi uma decisão difícil, porém ela estava velha e, das últimas vezes que eu a usei, me senti bem desconfortável. Tenho problemas sérios para encontrar calças jeans, aliás qualquer tipo de calça. Acabo sempre muito frustrada e acabo preferindo usar outras peças, como as saias longas. Pelo menos cheguei no número que eu queria: 5!
Camisas: 6 (-1) 
Acabei mandando embora 1 peça que ficava muito justa e, consequentemente, desconfortável. Como uso a mesma roupa desde as 8 horas da manhã até as 11 horas da noite, conforto é essencial. Como eu disse no ciclo passado, estou assumindo uma postura mais agressiva, então se uso uma peça e, se no final do dia estou dando graças por tirá-la do corpo, é porque não dá mais. Nesses últimos meses mal utilizei essas peças e isso para mim é muito revelador. Ainda tem uma peça me incomodando um pouco, vamos ver no próximo ciclo como fica.
Camisetas: 9 (-1;+3)
Mandei embora uma peça que eu realmente não gostava, arrisco a dizer que quase odiava. Troquei uma sapatilha que eu havia comprado no final do ano por duas camisetas e na viagem de Carnaval comprei uma. Não passei de 10 peças e isso me deixa feliz. Dá para melhorar, mas essa categoria tem peças que uso para trabalhar, para sair e para ficar pela casa então faz sentido ter mais peças. Mesmo assim, quero sim diminuir esse número no futuro!
Regatas e outras: 7 (+1)
Ops! Acabei comprando uma regata no Carnaval, e não tenho a intenção de me desfazer de nenhuma das minhas por enquanto...
Malhas e blusas: 13 (-1;+1)
Um passo de cada vez. Consegui separar uma peça, mas como comprei uma outra o número permanece o mesmo. Está começando a esfriar por aqui, então as próximas estações irão me ajudar a tomar decisões a respeito dessa categoria.  
Lenços e cachecóis: 7 (+1)
Adotei um xale que era da minha mãe (ela mesma nunca usou, mas eu já tinha usado várias vezes!). Ele é português, bordado a mão... Um tesouro!
Calçados: 15 (+1)
Comprei uma bota sem salto. Ano passado eu experimentei um modelo parecido, mas acabei não comprando. Me arrependi tanto que assim que encontrei a bota na loja de novo, comprei na hora! Uma das sapatilhas que comprei na última troca de estações estragou inteira com a chuva e agora estou buscando uma substituta, por isso não vou tirá-la do número final da categoria ainda!
Acessórios: 28 (-2; +6)
Esse ano comecei a realmente gostar de usar brincos e pulseiras. Na viagem de Carnaval, comprei duas pulseiras, incluindo uma daquelas que você usa sempre amarrada no pulso, coisa que sempre me incomodou. Acho que faz parte das mudanças que a vida causa na gente. Finalmente encontrei um maxi colar que me fez ter coragem de pagar o preço pedido. Também estão na lista de aquisições duas capinhas de celular.
Bolsas, carteiras e afins: 23 (-1;+2)
Joguei fora uma pasta que eu vivia consertando e comprei uma bolsa no Carnaval. Também comprei uma de presente para a minha mãe, mas combinamos de usar juntas. Ou seja, a bolsa acabou ficando para mim...
Roupa de cama e banho: 28 (+1)
Minha mãe me deu uma fronha para um travesseiro gigante que eu tenho. 
Total: 190
Esse foi de longe o ciclo de destralhe mais difícil de todos. Acho que é natural chegar em um ponto em que tudo parece tão ok que não conseguimos decidir o que mandar embora. O que me deixa tranquila com relação aos próximos meses é saber que com a mudança de estação eu terei novas considerações a fazer sobre peças que eu não uso há quase 6 meses. Ou seja, novos desafios! Analisando esse destralhe, me desfiz de várias peças que estavam relacionadas com o guarda roupas de Verão! Também pude perceber que esse ciclo refletiu bem meu estado de espírito nos últimos meses: caótico. No mais, a mudança de estação me incentiva a renovar as energias da próxima estação, ainda bem.

4 comentários

  1. Acho muito legal acompanhar seu progresso através desse tipo de post. Eu ando reduzindo gradativamente o meu número de pertences. As compras tem sido cada vez mais raras e quando acontecem são de algo que eu realmente percebo que preciso e que eu vá usar bastante. Ainda quero reduzir muitas coisas...tenho apenas 3 jogos completos de cama e uns 4 jogos de banho...estou conseguindo redução no número de calçados (estou em 20) e no de roupas mas em outros setores ainda não obtive muito sucesso como os sutiãs e calcinhas (devo ter em torno de umas 40...pra que né?) mas eu chego lá! rsrs...

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz um inventário parecido com o seu há muito tempo. Estou precisando fazer outro, mas tenho outras prioridades no momento. =(

    ResponderExcluir
  3. Adoro seus posts sobre organização dos itens pessoais! Me ajudam muito a manter os meus em ordem também!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de achar um número real e objetivo que funcionasse para mim. Ainda não cheguei nele, mas estou tentando. Tenho certeza que não desistir é a chave do negócio.

    Adoro seus posts.
    =)

    ResponderExcluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)