Não significa que é mais simples

09:00

Uma tendência que eu observo em grupos de minimalismo que eu frequento pela internet é o hábito de as pessoas associarem o minimalismo ao naturalismo. Da mesma forma que um dia eu achei o minimalismo estranho, hoje eu acho essa história de naturalismo muito complicada.
Quando penso em minimalismo penso em uma pessoa que consome apenas o necessário, ou até menos, com uma consciência do que isso acarreta ao mundo e a vida em si. Infelizmente, percebo que estamos desenhando um minimalismo muito específico. "Você não é minimalista se tem mais do que 4 pares de sapato ou ainda compra seu shampoo no supermercado!"
Gente, por favor, não. Eu amo meu trabalho, amo minha rotina corrida. Amo comprar um shampoo cheiroso que deixa meus cabelos macios e pintar as unhas quando estou chateada. Adoro comer um fast food tanto quanto qualquer outra pessoa, mesmo sendo vegetariana. Tenho um iPhone, meu relógio é de marca e minha bolsa tem um chaveirinho de macaco que fica balançando onde quer que eu vá.
Me julguem, me abandonem, me mandem as favas, mas vamos parar com essa história de "eu sou mais minimalista do que você mi mi mi". Minimalismo é um estado de espírito, ou melhor, um estilo de vida. Minimalista eu sou quando sei que nada daquilo que eu possuo me limita, quando eu sei que tudo que é material pode ser substituído. Mas, antes de minimalista, eu sou consciente. Cada compra, cada escolha, tudo isso é feito de forma consciente.
Se você acha que ser minimalista é ser imune a vitrines, está enganado: não é! Não é ser imune a querer uma roupa nova, ou aquele sapato da moda. Não é falta de vontade de comprar um esmalte ou um batom quando você está dando mole ali do lado daquela farmácia super legal.
A chave da mudança está no poder do hábito. O hábito é uma resposta automática que temos aos gatilhos que a vida nos proporciona. Hoje minha resposta automática é "bacana, bem legal mesmo! se um dia eu precisar já sei onde encontrar!". E pronto. Eu pego nas mãos, admiro e devolvo para a prateleira. Isso leva tempo. Isso precisa de força de vontade. Mas um dia o resultado chega!
Se não for simples, não funciona. Isso porque já é complicado quando você mantém simples.

12 comentários

  1. Tambem penso muito assim! Acredito que o minimalismo eh algo que deve ser adaptado a cada pessoa, a cada realidade, e por isso não existe nenhuma regra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bruna! Por que será que as pessoas querem complicar tanto?

      Excluir
  2. Olá Tati,
    concordo com você. Tenho achado que as pessoas tem dificuldade em entender que para tudo existe um meio termo e acabam levando a vida em 8 ou 80. É comum as pessoas buscarem receitas prontas para tudo, e com o minimalismo, não é diferente. Parece ser difícil das pessoas entenderem que o útil e necessário está relacionado com o dia-a-dia da pessoa, das experiências que ela vivenciou. E tudo parece que precisa acontecer de uma hora para a outra. E aí entra a confusão de que se optarmos por simplificar a vida, é proibido querer, é proibido adquirir produtos de marca, é preciso aprender a fazer sabão em casa, tentam incluir um estilo de vida em sistemas políticos e sociais... Gostei bastante desse post! Uma linda semana para vc! Bjs Ni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ni! Admito que quase não publiquei, mas sempre tenho um ótimo feedback aqui no blog e dessa vez não foi diferente! Complicado não?
      Beijão!

      Excluir
  3. Concordo super!
    O que percebo também é que tem surgido um movimento tão perigoso e extremista quanto o do consumo, que seriam essas pessoas que começam a utilizar receitas "naturais" para tudo e de forma totalmente cega. Tanto em um extremo quanto em outro, o problema é não haver senso crítico! O minimalismo deve ser moldado ao estilo de vida, aos gostos, rotina e preferências de cada um, sem ditadura de regras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mariana! E tem também essa comparação excessiva entre o minimalismo de cada um que me mata!

      Excluir
  4. Amei seu post. As pessoas querem ficar se prendendo em regras e rótulos e se esquecem do essencial da vida. O auto controle e auto conhecimento é a chave para uma vida feliz e plena, com ajuda de Deus que nos conhecem melhor do que ninguém.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Nana, viva e deixe viver! Tão mais simples não?
      Beijão!

      Excluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)