Destralhando a casa em 3 meses - 20 dias

12:30


Hoje eu vim aqui para falar sobre uma coisa que eu percebi/descobri, durante todo esse processo de organização que estamos levando aqui em casa.O post vai ser épico, mas para quem está cogitando a hipótese de fazer isso acontecer é ótimo ler para saber o que vem pela frente: uma verdadeira caixa de surpresas. Eu estou, de verdade, chocada com isso, rs. Fazem cerca de 20 dias que começamos aqui, e durante esses dias o progresso foi grande e lento ao mesmo tempo. A lentidão foi maior pois os aspectos mais importantes só puderam ser resolvidos nos fins de semana, e isso quebra muito a programação! Foram dias com muito suor, muito "esse fica, esse vai", muitas lágrimas, e infelizmente algumas discussões acaloradas. Da minha parte eu descobri que me daria muito bem trabalhando na área, sabe como é? Se tudo der errado, já sei o que fazer, rs.
É absolutamente assustador a quantidade de coisas que ficam enterradas na nossa casa, na nossa vida (!), sem que a gente perceba. Na primeira semana o foco foi o meu maleiro, o guarda roupa eu estou trabalhando paralelamente a esse grande projeto. O saco de brinquedos que saiu de lá era tão grande que meu noivo me disse que quando foi levar no posto de coleta do mercado não passava pela borda da caixa, dá pra acreditar? Fiquei mortificada, afinal eu não gostava nem de olhar para meu maleiro, era o meu buraco negro pessoal. Me dava calafrios, mas minha mãe sempre foi muito espinhenta com relação a destralhamento, então qualquer meia que eu doava já era um Deus-nos-acuda por aqui. Feito isso, no fim de semana tivemos que pintar o espaço para que eu pudesse guardar tudo dentro de uma vez. Enquanto eu esperava para o armário ficar pronto, minha mãe teve sérias crises pois as coisas estavam pelos corredores e cozinha. Realmente, a bagunça é muito maior quando se começa esse processo, e a situação fica bem feia, principalmente quando a pessoa está observando de fora, como foi o caso. Sou eu quem está botando a mão na massa por enquanto, ela esta cuidando dos outros aspectos disso tudo: comprar material, organizar o despachos, organizar a reciclagem. Mas a primeira observação é: o que deve ir embora tem que ser colocado em um lugar que incomoda, que fique a vista dos outros, pois só assim ele realmente ira embora. De outra forma ele irá apenas encontrar um novo lar para morar, dentro da sua casa.
A segunda semana eu ataquei o quarto do meu irmão (entenda: rapaz de 26 anos, não sabe de que lado se segura uma vassoura, rs e que trabalha numa escala 36x12) então foi uma aventura nova para mim. Era engraçado, ele sentado no computador jogando e eu perguntando "sim ou não?" Sim, fica. Não, vai. Segunda observação: se você quer ajuda na organização, faça isso nos termos da pessoa que vai te ajudar. Meu irmão trabalha das 19 às 7, depois vai para a faculdade e vem para casa. As vezes ele dorme quando chega e fica a noite toda acordado, as vezes ele joga quando chega e dorme a noite. O horário é uma bagunça total, e ele NUNCA iria abrir mão de seu lazer para destralhar o guarda-roupas. Então ele me ajudou, mesmo jogando, e no segundo dia, quando chegou a hora em que ele era indispensável no processo ele veio e o fez. Terceira observação: seja criativo, esteja preparado pra mudar o esquema de trabalho sem perder o foco. Quando ficou saturado (estávamos lidando com papelada) eu lhe dei umas caixas e disse: aqui você põe x, aqui você põe y e daí eu consigo seguir sozinha. Foi a maior comprovação de quando a pessoa quer, ela encontra um jeito.
Do quarto dele saiu uma quantidade incrível de papel. Tinha tanta coisa em tão pouco espaço que quando minha mãe perguntou como estava o progresso, respondemos: ótimo, estamos quase chegando em Nárnia.
Acho que do conteúdo original de cada maleiro sobrou cerca de 20% - e eu não estou exagerando. Bem que eu gostaria, na verdade. Mas, depois de todo esse romance, eu não disse ainda qual foi o ponto que mais me chocou. Eu já imaginava que ia ser uma jornada mesmo, mas você nunca sabe o que está te esperando, certo? A grande verdade que eu descobri foi que, apesar de tudo estar indo bem, para minha mãe este é um processo dificultoso. Ela está fazendo o melhor, e eu sei como ela está sendo cooperativa e me ajudando, mas ela não consegue assimilar o trabalho que tem que ser feito. Não consegue se ater ao cronograma (sim, fizemos um) e o foco dela se dissipa em 3 segundos. Ela diz que vai comer, pois está morrendo de fome, dai ela começa a lavar a louça, e para na metade para estender roupa, aí resolve ver a correspondência, então de repente ela começa a lavar o quintal. E não comeu.
Hoje ela disse que queria lavar os contêineres, e eu pensei: ok, vou adiantando as outras coisas então. Depois de uma hora ela estava lavando o quintal e os contêineres nem tinham sido tocados. Aí vêm a frustração e ela se sente sobrecarregada. Então explode...
Estou torcendo para que esse processo ajude-a, e tenho certeza que vai! Depois eu venho falar um pouco mais sobre isso, e estou preparando as fotos para mostrar aqui!
Muito obrigada para quem ler tudo isso aqui, obrigada pelo seu tempo!

4 comentários

  1. Te admiro muito pelo trabalho que está fazendo na sua casa. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adorando tudo que posta e me preparando para arregaçar as mangas e fazer o mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Sammy, aproveita esse gás e essa motivação para começar agora mesmo!! =)

      E me conta depois como foi hein?!

      Beijos!!

      Excluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)