Sobre livros e o melhor presente que eu ganhei em 2015

15:07

Hoje de manhã meu namorado me enviou o link de uma matéria sobre "superleitores" e as técnicas que estes utilizam para ler mais rápido (super interessante, por sinal! leia aqui!). E essa leitura me lembrou de que eu não havia ainda falado das minhas experiências com o Kindle, presente ganhado dos meus pais no meu aniversário do ano passado.
Uma das minhas metas minimalistas costumava ser "zerar minha coleção de livros". Costumava pois eu percebi que isso talvez seja impossível por um simples motivo: quadrinhos! Sou apaixonada por quadrinhos, mas só pude perceber isso depois que diminuí razoavelmente minha coleção pessoal de livros. Aliás, super normal. Se teve uma coisa que eu aprendi em minha jornada pela simplicidade foi que é preciso desconstruir para depois reconstruir a realidade que nós queremos.
Eu nunca me interessei muito por e-readers e pensava neles apenas como mais um gadget que estava na moda. Até que chegou aquela época do ano em que eu tinha que escolher um presente para ganhar de aniversário (meus pais não aceitam não me dar nada, então eu acabo escolhendo alguma coisa). Por algum motivo que não sei bem explicar, resolvi que queria um Kindle (e-reader da Amazon). E, algo que muito me surpreendeu foi que ele assumiu tranquilamente o posto de MELHOR PRESENTE EVER!
Depois dele, minha vida e hábitos de leitura mudaram completamente. Eu troquei o hábito de ouvir música e "pensar na vida" (no meu caso e experiência pessoal, algo muitas vezes nocivo) pelo de ler e me perder em outras vidas. Consegui ler muitos livros que sempre me chamaram a atenção e li muito mais do que no mesmo período em anos anteriores. Hoje a mera ideia de perder meu Kindle me aterroriza mais do que a ideia de perder meu celular, por exemplo. Costumo carregá-lo mesmo quando não estou efetivamente lendo nada, e muitas vezes é ele quem me faz companhia na hora do almoço. No último Natal, presenteei meu namorado e minha cunhada com um e-reader cada um. Hoje, meu namorado está tão feliz com o seu quanto eu, e mudou seu padrão de leitura desde então.
No final, apesar de ser a favor de um vida com o mínimo possível de gadgets, percebi que alguns realmente fazem nossas vidas mais gostosas de serem vividas. E se alguém me perguntar, apoio completamente a compra de um e-reader
É óbvio que, cabeças diferentes levam a sentenças diferentes: minha melhor amiga (beijo!) é uma livromaníaca e, apesar de ter seu e-reader, dificilmente o utiliza. Ela ainda é adepta dos livros de papel (e nesse caso a coleção pessoal dela passa dos 500 títulos!). Juro que, a cada dois dias, ela está com um título diferente debaixo do braço. Acho lindo, mas não é para mim.
Decidi então seguir com o que tenho feito até agora: definir um espaço físico delimitado para a minha coleção, com a intenção de mante-la sobre controle! Há alguns meses atrás fiz um vídeo sobre isso, então se você quiser saber mais é só apertar o play! :) E vocês? Já tentaram utilizar algum e-reader?

6 comentários

  1. Tati, vc falou tudo: Se perder em outra vidas para não nos tornarmos nocivos com nossos pensamentos.

    Acho tão complicado esse Kinddle eu compraria aquela da Saraiva o Lev, sabe?

    Porque não sei direito como achar e-books, ou como baixá-los, é pela Amazon?
    Confuso.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allan, estou preparando um post sobre o Kindle! Espero ajudar com isso a esclarecer suas dúvidas e dos outros leitores também!
      Besos!

      Excluir
  2. Também tenho dúvidas sobre como você faz para baixar livros para ele!! Só pela amazon?
    Nunca tive e-reader mas já ouvi falar muito bem do kindle!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, como eu respondi acima, estou preparando um post sobre o Kindle! Fica de olho que vai ajudar bastante! ;)
      Besos!

      Excluir
  3. Eu ainda não consigo me desapegar dos livros físicos. Não sei, tem uma atmosfera que me fascina, apesar de ser mais pesado e difícil de carregar do que um e-reader =P. Não sei, já virei muito a cara para eles, hoje penso que seria interessante dar uma chance. Quem sabe...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, no começo eu tinha o maior preconceito, apesar de não ser tão viciada em livros assim. Sempre gostei de ler, mas nada excessivo. Depois do Kindle consegui ser muito mais produtiva porque como ele sempre está ali eu tenho acesso aos livros o tempo todo. Eu vou fazer um post mais completo sobre o assunto, espero que te ajude a pensar sobre isso.
      Besos.

      Excluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)