Organizando minhas leituras

14:59


Uma das minhas intenções para esse ano é sempre ter um livro para ler. Digo intenção porque meta soa como algo obrigatório e resolução algo fadado ao fracasso. Acabo lendo mais de um título ao mesmo tempo quando aplico todas as ideias abaixo, mas não tem problema: funciona e é isso que importa!
Sorteio
Já mencionei aqui a respeito de sortear os títulos dos livros que quero ler. Depois de um semestre com essa técnica os livros que vão para a jarra são em geral títulos mais antigos que tenho vontade de ler em algum momento – mas não agora. Em geral são livros que precisam de um tempo maior e uma apreciação maior durante a leitura, mas também existem alguns títulos mais leves que são devorados rapidamente! Dica: se você tem muitos títulos comprados e não lidos, pode usar a técnica do sorteio para mudar isso!
Planilha de leitura
Compartilhada por uma amiga querida, a planilha é uma maneira interativa de registrar todos os livros lidos no ano. A intenção é descobrir e variar: descobrir que gênero tem nos atraído mais e usar essa informação para variar a lista de leitura! Os campos que preenchemos são: título, autor (a), gênero do autor (a),  país, data de início e de fim, quantidade de  páginas,  gênero literário, formato e quantidade de páginas lidas no ano. Sei que parece algo frio e calculista, mas na verdade têm se mostrado muito estimulante! Colocamos 52 linhas (uma média de um livro por semana!), mas já estou na linha nº 8!
A dupla imbatível: MinhaTeca  e Google Drive
Para livros mais difíceis de achar eu opto pelo download dos arquivos digitais. O site MinhaTeca nunca me decepcionou , inclusive quando procuro os títulos na língua original. Como ler no computador não é algo que eu adore, acabo subindo os arquivos no meu Drive e acesso eles pelo celular ou pelo tablet para manter a leitura em dia! Dica: funciona ainda melhor com livros de contos ou pequenas histórias, pois podemos fazer uma leitura rápida enquanto esperamos (o ônibus, a fila, a comida... )
Assinar os feeds por e-mail dos blogs que me interessam
Sou péssima para lembrar de acessar os blogs que eu gosto, mesmo aqueles de que gosto muito! E, mesmo blogueira, nunca tinha usado o recurso de assinar por e-mail até que uma amiga mencionou esse recurso. Vai entender... Mas isso mudou tudo! Agora eu recebo pequenos presentes durante o dia através do meu e-mail! Consigo acompanhar as atualizações e tenho até momentos de reflexão poderosos com esses e-mails. São lembretes constantes de coisas que eu gosto e isso é muito bom.
Cercar-se de pessoas que lêem muito
Não dá para comparar a diferença gritante dos meus níveis de leitura de antes e depois de ter conhecido aquela que é hoje uma das minhas amigas mais importantes. Como ela possuí uma coleção particular enorme fica fácil ter sempre algo novo e inusitado para ler. E o mais gostoso de ler livros emprestados é ter com que discutir a leitura! Hoje eu percebo que com relação a pessoas que lêem e amam ler sempre podemos destacar dois grupos: aquele que te motiva e aquele que quer competir com você. Que sorte a minha ter por perto uma pessoa que me motiva em algo que é importante para mim!

Todas essas contribuíram muito para me tornar uma leitora mais ativa! 

4 comentários

  1. Eu costumo anotar tudo num bloquinho que tenho...não a quantidade de páginas e tal...mas o nome do livro e autor. Faço isso já há 4 anos. Assim sei há quanto tempo li cada um, pq às vezes dá vontade de reler uns mais específicos. E percebi que a quantidade aumentou ao longo dos anos...mas tb tento manter na rotina, pelo menos uma meia hora antes de dormir...rsrs...nem sempre consigo mas sempre carrego algum livro comigo pra todo lado..rsrs...ja tentei ler no celular mas não me adaptei. Ainda prefiro impresso...ou se eu baixo...imprimo em modo rascunho em folhas de rascunho..rsrs...vou me cadastrar nesse minhateca que nunca tinha ouvido falar. E estou ansiosa pra saber os resultados dos seus project pan e pan that palette..rsrs..te acompanho sempre mas nem sempre comento. Seu blog me inspira muito.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati (já estou íntima, rs). Bacana essa sua decisão de ler mais e controlar as leituras! Eu faço assim: anoto em um caderninho o título, autor e a data, separado por ano (faço isso desde 2012). Tenho uma conta no skoob onde cadastro as metas de leitura e atualizo assim que leio algo, e ele te dá a porcentagem do quanto você já leu, isso dá uma motivação enorme pra continuar. E não insisto em leituras que não estão dando certo, abandono sem dó e parto pra outra!

    A MinhaTeca foi o achado do século pra mim também, meu Kobo está recheado de livros!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tive o costume de anotar minhas leituras, mas já separei algumas folhas de um caderninho para esse fim. Não serei tão organizada quanto você, detalhando o livro e tal, mas acho que ter uma "base" de leitura é sempre bom. Há um tempo vi um post seu falando do sorteio de livros, com papéis num potinho. Fiquei super empolgada pra fazer, mas pensando bem isso terá que ficar para o próximo ano, quem sabe. Estou no último ano da faculdade e com certeza não terei tempo de ler todos os livros que gostaria. Provavelmente estarei atolada de artigos e livros acadêmicos, o que particularmente eu detesto: ler por obrigação. E olha, Tati, vou te dizer que esse último tópico citado é uma maravilha mesmo. Eu não tenho amigos próximos que gostam de ler tanto quanto eu, o que me frustra bastante. Eles têm uma preguiça infinita até de folhear um livro. Mas é aquele negócio, quem quer arruma um jeito, quem não quer arruma uma desculpa. E a solução foi me inscrever em tudo que é canal literário para poder, de certa forma, compartilhar o gosto pelos livros. É tão legal, sinto como se os vlogueiros estivesse de fato conversando comigo. Hahahaha! Aloka! Mas enfim, foi a maneira que encontrei de não abandonar o meu gosto pela leitura.
    Sucesso com sua organização!

    ResponderExcluir

Não comente como Anônimo! Se você não possui uma conta para comentar, é só escolher a opção "Nome/URL" no campo "Comentar como" e colocar seu nome! :)